Tendências e Ciclos Comuns entre as Inflações das Regiões Metropolitanas do Brasil

Autores

  • Cristiano da Costa da Silva Universidade Estadual do Rio Grande do Norte
  • Nicolino Trompieri Neto Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará
  • Luiz Ivan Castelar Universidade Federal Do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.11606/1980-5330/ea128188

Palavras-chave:

Inflação, Co-movimentos, Ciclos Comuns, Tendências Comuns

Resumo

O artigo utiliza a decomposição de tendências e ciclos comuns de Vahid e Engle (1993) para verificar a presença de co-movimentos de curto e longo prazo entre as taxas de inflação das regiões metropolitanas do Brasil, durante o período de outubro de 1995 até dezembro de 2014. Os testes comprovam a existência de duas tendências estocásticas comuns e seis ciclos comuns. Os resultados apontam inter-relações positivas de longo prazo entre a trajetória de inflação das regiões estudadas. As séries apresentaram também um comportamento similar de curto prazo, sendo caracterizadas como pró-cíclicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiano da Costa da Silva, Universidade Estadual do Rio Grande do Norte

Professor do Departamento de Economia da UERN, atualmente faz doutorado em Economia no CAEN/UFC. Possui ênfase na área de pesquisa de Séries Temporais.

Nicolino Trompieri Neto, Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará

Possui Doutorado em Economia pela Universidade Federal do Ceará (2009). Atualmente é analista de políticas públicas do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará - IPECE e professor do curso de Economia da UNIFOR. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Flutuações Cíclicas, Econometria Aplicada e Finanças Públicas.

Luiz Ivan Castelar, Universidade Federal Do Ceará

Professor titular da Universidade Federal do Ceará, Consultor do Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e Membro de CÂMARAS DE ASSESSORAMENTO do Fundação Cearense de Apoio à Pesquisa. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Métodos Quantitativos em Economia.

Downloads

Publicado

2018-06-01

Como Citar

Silva, C. da C. da, Trompieri Neto, N., & Castelar, L. I. (2018). Tendências e Ciclos Comuns entre as Inflações das Regiões Metropolitanas do Brasil. Economia Aplicada, 22(2), 369-402. https://doi.org/10.11606/1980-5330/ea128188

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)