Choques fiscais e salários reais: uma análise para os estados brasileiros

Autores

  • Elano Ferreira Arruda CAEN/MAER/UFC
  • Felipe de Sousa Bastos CAEN/UFC
  • João Paulo Rios e Silva MAER/UFC

DOI:

https://doi.org/10.11606/1980-5330/ea133068

Palavras-chave:

política fiscal, mercado de trabalho, VAR em painel

Resumo

Os efeitos da política fiscal sobre os salários reais, tanto em sua abordagem teórica quanto na empírica, não são consensuais. Este trabalho procura contribuir com a análise dos efeitos de choques fiscais sobre os salários reais para os estados brasileiros considerando as despesas orçamentárias, correntes e de investimento. Os resultados são extraídos das funções de impulso resposta, obtidas de modelos VAR em painel. As evidências apontam para o impacto positivo das despesas sobre PIB e salários reais. Esses resultados indicam que a síntese novo keynesiana parece explicar melhor a resposta do mercado de trabalho dos estados brasileiros a choques fiscais.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Elano Ferreira Arruda, CAEN/MAER/UFC
    Doutor em Economia. Professor do Departamento de Economia Aplicada da UFC, membro permanente do Mestrado Acadêmico em Economia Rural (MAER/UFC) e Professor Colaborador do Programa de Pós Graduação em Economia (CAEN/UFC).
  • Felipe de Sousa Bastos, CAEN/UFC
    Dooutorando em Economia CAEN/UFC
  • João Paulo Rios e Silva, MAER/UFC
    Mestrando em Economia Rural MAER/UFC

Downloads

Publicado

2018-12-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Choques fiscais e salários reais: uma análise para os estados brasileiros. (2018). Economia Aplicada, 22(4), 151-176. https://doi.org/10.11606/1980-5330/ea133068