Peer effects and scholastic achievement: spatial models estimates using the student friendship network at the classroom level

Autores

  • Isabel Pessoa de Arruda Raposo Fundação Joaquim Nabuco
  • Tatiane Almeida de Menezes UFPE
  • Ricardo Carvalho de Andrade Lima Ministério Público Federal
  • Ricardo Zimmerle da Nóbrega Fundação Joaquim Nabuco

DOI:

https://doi.org/10.11606/1980-5330/ea134204

Palavras-chave:

desempenho escolar, rede de amizades, modelos espaciais

Resumo

Este artigo avalia o efeito dos pares sobre o desempenho escolar a partir da estrutura da rede de amizades do aluno. A estratégia de identificação explora a arquitetura dessas redes associadas a controles de efeitos fixos individuais e de grupo. Modelos de econometria espacial mostram que um aumento de um desvio padrão na nota agregada de matemática dos amigos, gera um aumento padronizado do rendimento individual em 6%. Ademais, quando os amigos indiretos são incluídos na análise, esse impacto aumenta para 45%. As estimações utilizam base inédita da FUNDAJ (2013) que traz o levantamento da rede de amizades do aluno na turma.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isabel Pessoa de Arruda Raposo, Fundação Joaquim Nabuco

Researcher at the Fundação Joaquim Nabuco – Ministry of Education, Brazil.

Email: i_raposo@hotmail.com

Tatiane Almeida de Menezes, UFPE

Professor of Economics at the Federal University of Pernambuco, Brazil.

Ricardo Carvalho de Andrade Lima, Ministério Público Federal

Economic Analyst, Federal Public Ministry (MPF), Brazil.

Ricardo Zimmerle da Nóbrega, Fundação Joaquim Nabuco

Researcher at the Fundação Joaquim Nabuco – Ministry of Education, Brazil.

Downloads

Publicado

2019-03-01

Como Citar

Raposo, I. P. de A., Almeida de Menezes, T., Carvalho de Andrade Lima, R., & Zimmerle da Nóbrega, R. (2019). Peer effects and scholastic achievement: spatial models estimates using the student friendship network at the classroom level. Economia Aplicada, 23(1), 5-24. https://doi.org/10.11606/1980-5330/ea134204

Edição

Seção

Artigos