Prestígio da faculdade e sucesso profissional do economista no Brasil

Autores

  • Carlos Roberto Azzoni Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
  • Mateus Machado Godinho Fundação Getúlio Vargas

DOI:

https://doi.org/10.11606/1980-5330/ea142937

Palavras-chave:

carreira do economista, prestígio da faculdade, sucesso na carreira, evolução salarial

Resumo

Com base em questionários respondidos por 633 economistas filiados ao Corecon-SP, buscamos verificar a influência do prestígio da faculdade cursada na carreira dos economistas. Foram considerados o nível salarial e a posição hierárquica do cargo em três momentos da carreira. As conclusões indicam que o prestígio da faculdade impacta positivamente a entrada no mercado de trabalho nas três dimensões abordadas, mas que essa influência diminui ao longo da carreira. Dimensão igualmente importante é a qualidade do aluno ao longo do curso. Verificou-se também que as faculdades públicas apresentam influência mais positiva do que as privadas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Mateus Machado Godinho, Fundação Getúlio Vargas

    Economista pela FEA-USP. Mestrando da EPGE.

Referências

Almeida, A., Ramalho, H., S., E. & Silva, A. (2018). Análise da eficiência dos departamentos de Economia de Instituições de Ensino Superior no Brasil. Economia Aplicada, Ribeirão Preto, v. 22, p. 109–140.

Baldo, C. M., Valle, R. & Olivas-Lujan, M. (2019). Executive recruitment triads from an agency theory perspective.Weatherford, Administrative Issues Journal, v. 9, p. 1–18.

Barros, R. & Grosner, D. M. S. C. (2014). As relações entre escolaridade e mercado de trabalho. Porto Alegre, Revista Pátio Ensino Médio, Profissional e Tecnológico, v. 6, p. 6–9.

Bartalotti, O. & Menezes-Filho, N. (2007). A relação entre o desempenho da carreira nomercado de trabalho e a escolha profissional dos jovens. Economia Aplicada, Ribeirão Preto, v. 11, p. 487–505.

Belfield, C., Britton, J., Buscha, F., Dearden, L., Dickson,M., Van Der Erve, L., Sibieta, L., Vignoles, A.,Walker, I. & Zhu, Y. (2018). The relative labour market returns to different degrees. London: Institute for Fiscal Studies. Disponível em: https://www.ifs.org.uk/publications/13036.

Binelli, C., Meghir, C. & Menezes-Filho, N. (2008). Education and Wages in Brazil. London: Institute for Fiscal Studies. Disponível em: https://www.voced.edu.au/content/ngv%3A16915.

Brand, J. E. & Halaby, C. N. (2006). Regression and matching estimates of the effects of elite college attendance on educational and career achievement. Social Science Research, Amsterdam, v. 35, p. 749–770.

Cameron, A. C. & Trivedi, P. K. (2005). Microeconometrics: methods and applications. Cambridge: Cambridge University Press.

Card, D. (2001). Estimating the Return to Schooling: Progress on Some Persistent Econometric Problems. Econometrica, New Haven, v. 69, p. 1127–1160.

Carney, J. (2011). Why is Wall Street so addicted to prestige colleges?. http://www.cnbc.com/id/41354100.

Casari, P. (2006). Retorno esperado e escolha profissional: Fatores associados à escolha da carreira dos alunos da Universidade de São Paulo. Tese (Dissertação) — Universidade de São Paulo.

Costa, E.M., Ramos, F. S., Souza, H. R. & Sampaio, L. M. B. (2015). Dinâmica da eficiência produtiva das Instituições Federais de Ensino Superior. Planejamento e Políticas Públicas, Brasília, n. 44, p. 51–84.

Costa, E. M., Souza, H. R., Ramos, F. S. & Silva, J. L. M. (2012). Eficiência e desempenho no ensino superior: uma análise da fronteira de produção educacional das IFES brasileiras. Revista de Economia Contemporânea, Rio de Janeiro, v. 16, p. 415–440.

Costa, V. L. (2013). Construção e validação de uma escala de percepção de sucesso na carreira. Revista de Carreiras e Pessoas, São Paulo, v. 3, p. 2–19.

Curi, A. Z. & Menezes-Filho, N. (2014). The relationship between school performance and future wages in Brazil. Economia, Brasília, v. 15, p. 261–274.

Dale, S. B. & Krueger, A. B. (2002). Estimating the Payoff to Attending a More Selective College: An Application of Selection on Observables and Unobservables. Quarterly Journal of Economics, Cambridge, v. 117, p. 1491–1528.

Dale, S. B. & Krueger, A. B. (2014). Estimating the effects of college characteristics over the career using administrative earnings data. Journal of Human Resources, Madison, WI. v. 49, p. 323–358.

Façanha, L. O. &Marinho, A. (2001). As Instituições de Ensino Superior Governamentais e Particulares: Avaliação Comparativa de Eficiência. RIo de Janeiro: IPEA. (Texto para discussão IPEA, n. 813).

Klein, M. (2021). Who benefits from attending elite universities? Family background and graduates’ career trajectories. Research in Social Stratification and Mobility, Amsterdam, v. 72, p. 1–11.

Martin, C. (2019). The Case Against (Actually Existing) Higher Education: Human Capital, Educational Signalling, and Justice. Journal for Research and Debate, Zurich, v. 2, p. 1–5.

Meghir, C. & Rivkin, S. (2011). Econometric Methods for Research in Education. In: Hanushek, E. A., Machin, S. Woessmann, L. (eds.) Handbook of the Economics of Education. Amsterdam: Elsevier, v. 3, p. 1–87.

Murnane, R., Willett, J. & Levy, F. (2014). The growing importance of cognitive skill in wage determination. Review Economics and Statistics, Cambridge, v. 77, p. 251–266.

Murphy, K. M. & Peltzman, S. (2004). School performance and the youth labor market. Journal of Labor Economics, Chicago, v. 22, p. 299–325.

Neri,M. (2005). O Retorno da Educação noMercado de Trabalho. Rio de Janeiro: Centro de Políticas Sociais do IBRE-FGV e EPGE-FGV.

Porter, A. M. (2019). Physics PhDs Ten Years Later: Success Factors and Barriers in Career Paths. Results from the PhD Plus 10 Study. College Park, MD: Statistical Research Center of American Institute of Physics.

Rivera, L. (2011). Ivies, extracurriculars, and exclusion: Elite employers’ use of educational credentials. Research in Social Stratification and Mobility, Amsterdam, v. 29, p. 71–90.

Rivera, L. (2015). Pedigree: How Elite Students Get Elite Jobs. Princeton, NJ: Princeton University Press.

Sullivan, A., Parsons, S., Green, F., Wiggins, R. D. & Ploubidis, G. (2018). Elite universities, fields of study and top salaries: Which degree will make you rich?. British Educational Research Journal, v. 44, p. 663–680.

Witteveen, D. & Attewell, P. (2017). The earnings payoff from attending a selective college. Social Science Research, v. 66, p. 154–169.

Downloads

Publicado

2022-06-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Prestígio da faculdade e sucesso profissional do economista no Brasil. (2022). Economia Aplicada, 26(2), 125-150. https://doi.org/10.11606/1980-5330/ea142937