Terminais de Contêineres no Brasil: Eficiência Intertemporal

Autores

  • Leopoldo Kirchner ANTAQ
  • Vander Lucas Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.11606/1980-5330/ea132525

Palavras-chave:

Eficiência portuária, DEA, Índice de Malmquist

Resumo

A evolução recente do setor portuário brasileiro tem levado a impactos significativos sobre a concorrência e sobre a expectativa de maiores ganhos de eficiência. Considerando o valor médio das eficiências nos três anos de análise, na fronteira de eficiência permaneceram dois terminais de grande porte (TECON Santos Brasil e LIBRA Terminais – Santos) e um terminal de menor porte (TUP Chibatão). A análise intertemporal através do índice de Malmquist mostra que o índice de mudança de tecnologia do Tecon Santos Brasil caiu. Isso significa que os inputs estão sendo utilizados de uma maneira menos eficiente que no período anterior.

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Publicado

2018-03-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Kirchner, L., & Lucas, V. (2018). Terminais de Contêineres no Brasil: Eficiência Intertemporal. Economia Aplicada, 22(1), 63-86. https://doi.org/10.11606/1980-5330/ea132525