Viés da log-linearização: estimando o retorno da educação através de regressões quantílicas

Autores

  • Wallace Patrick Santos de Farias Souza Universidade Federal da Paraíba
  • Erik Alencar Figueiredo Universidade Federal da Paraíba.
  • Ana Cláudia Annegues Universidade Federal da Paraíba.
  • Marianne Zwilling Stampe Universidade do Estado de Santa Catarina.

DOI:

https://doi.org/10.11606/1980-5330/ea147299

Palavras-chave:

retornos à educação, log-linearização, regressões quantílicas

Resumo

O artigo estima o retorno da educação sobre o salário dos trabalhadores no Brasil através de regressões quantílicas. A estimação por mínimos quadrados ordinários da equação de Mincer (1974) log-linearizada pode gerar um viés de especificação resultado da desigualdade de Jensen. As estimativas para a mediana, bem como para a média dos quantis (regressão quantílica), apresentaram coeficientes menores que as estimativas por mínimos quadrados ordinários, indicando uma possível superestimação do retorno da educação na média. Por fim, foi observado que a educação gera maiores ganhos salariais para os quantis superiores de renda.

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Biografia do Autor

  • Wallace Patrick Santos de Farias Souza, Universidade Federal da Paraíba

    Departamento de Economia, Universidade Federal da Paraíba.

  • Erik Alencar Figueiredo, Universidade Federal da Paraíba.

    Departamento de Economia, Universidade Federal da Paraíba. Programa de Pós Graduação em Economia.

  • Ana Cláudia Annegues, Universidade Federal da Paraíba.

    Economista, Universidade Federal da Paraíba.

  • Marianne Zwilling Stampe, Universidade do Estado de Santa Catarina.

    Departamento de Economia, Universidade do Estado de Santa Catarina.

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Publicado

2022-03-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Viés da log-linearização: estimando o retorno da educação através de regressões quantílicas. (2022). Economia Aplicada, 26(1), 101-116. https://doi.org/10.11606/1980-5330/ea147299