A relação entre a qualidade da gestão municipal e o desempenho educacional no Brasil

Autores

  • Vitor Estrada de Oliveira Fundação Getúlio Vargas. Escola de Administração de Empresas de São Paulo.
  • Naercio Aquino Menezes Filho Insper. Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade.
  • Bruno Kawaoka Komatsu Insper.

DOI:

https://doi.org/10.11606/1980-5330/ea148736

Palavras-chave:

educação básica, desempenho escolar, gestão pública

Resumo

O objetivo desse artigo é examinar se a qualidade da gestão municipal é um dos fatores que influenciam o desempenho da educação básica no Brasil. Os resultados revelam que existe uma correlação positiva entre os indicadores de qualidade da administração local e o desempenho médio dos municípios na Prova Brasil, mesmo controlando por efeitos fixos municipais e gastos em educação. Nas redes municipais que oferecem os anos iniciais do ensino fundamental, o aumento em 1 ponto no índice de gestão empregado se reflete em uma melhora de 0,06 pontos na nota padronizada da Prova Brasil, em média.

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Biografia do Autor

  • Naercio Aquino Menezes Filho, Insper. Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade.

    Cátedra Ruth Cardoso - Insper e FEA - USP.

  • Bruno Kawaoka Komatsu, Insper.

    Cátedra Ruth Cardoso - Insper.

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Publicado

2022-03-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A relação entre a qualidade da gestão municipal e o desempenho educacional no Brasil. (2022). Economia Aplicada, 26(1), 81-100. https://doi.org/10.11606/1980-5330/ea148736