Distância à instituição de ensino e demanda por educação superior

Autores

  • Bruna Letícia Ribeiro de Araújo Universidade Federal de Viçosa https://orcid.org/0000-0002-4180-0317
  • Leonardo Chaves Borges Cardoso Universidade Federal de Viçosa

DOI:

https://doi.org/10.11606/1980-5330/ea167107

Palavras-chave:

distância à instituição de ensino, demanda por ensino superior, instituições públicas

Resumo

A inexistência e falta de proximidade com as instituições de ensino em algumas regiões pode ser vista como fator limitante ao acesso à educação. Este estudo busca analisar o efeito da distância à instituição de ensino na probabilidade de ingresso no ensino superior. As evidências apontam para uma relação negativa entre as variáveis. Adicionalmente, explorando o efeito da criação de instituições de ensino público na demanda por educação, verificou-se que a presença de uma nova instituição tende a aumentar a probabilidade de ingresso na rede pública em 7,7 p.p., enquanto as chances de frequentar o setor privado se reduzem.

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Biografia do Autor

Bruna Letícia Ribeiro de Araújo, Universidade Federal de Viçosa

Mestre em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa.

Leonardo Chaves Borges Cardoso, Universidade Federal de Viçosa

Professor no Programa de Pós-graduação em Economia Aplicada da Universidade Federal de
Viçosa.

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Publicado

2021-08-31

Como Citar

Araújo, B. L. R. de, & Cardoso, L. C. B. (2021). Distância à instituição de ensino e demanda por educação superior. Economia Aplicada, 25(3), 449-484. https://doi.org/10.11606/1980-5330/ea167107

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