A ética protestante e o espírito do capitalismo: preferências quanto ao mercado de trabalho, empreendedorismo e a estrutura familiar no Brasil

Autores

  • Daniel de Abreu Pereira Uhr Universidade Federal de Pelotas
  • Sílvio da Rosa Paula Universidade Federal de Pelotas
  • Marcus Vinicius Bastos dos Santos Universidade Católica de Brasília
  • Luciane Machim Vieira Universidade Federal de Pelotas
  • Júlia Gallego Ziero Uhr Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.11606/1980-5330/ea175247

Palavras-chave:

Ética protestante, Propensity Score Matching, Survey data

Resumo

O objetivo deste artigo é testar se a ética protestante apresenta efeito sobre o comportamento dos brasileiros em duas áreas: (i) mercado de trabalho e empreendedorismo, e (ii) estrutura familiar. Utilizaram-se os microdados do censo demográfico brasileiro de 2010. O censo apresenta um plano amostral complexo, então aplicaram-se três diferentes métodos de estimação com pareamento para amostras complexas. Os resultados mostraram que o tratamento do protestantismo apresentou efeito significativo sobre as variáveis de resultado no sentido proposto por Max Weber.

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Publicado

2021-08-31

Como Citar

Uhr, D. de A. P., Paula, S. da R., Santos, M. V. B. dos, Vieira, L. M., & Uhr, J. G. Z. (2021). A ética protestante e o espírito do capitalismo: preferências quanto ao mercado de trabalho, empreendedorismo e a estrutura familiar no Brasil. Economia Aplicada, 25(3), 395-420. https://doi.org/10.11606/1980-5330/ea175247

Edição

Seção

Artigos