Provisão pública e privada de educação fundamental: diferenças de qualidade medidas por meio de propensity score

Autores

  • Marco Túlio Aniceto França Universidade Federal do Paraná
  • Flávio de Oliveira Gonçalves UFPR; Departamento de Economia

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1413-80502010000400006

Palavras-chave:

microeconometria, educação, propensity score

Resumo

O artigo busca mensurar as diferenças de desempenho entre escolas públicas e privadas na fase inicial do ensino fundamental. Utiliza-se o método dos mínimos quadrados ponderados por propensity score com as informações do SAEB/2003 para evitar problemas de seleção e ter uma melhor estimativa das relações de causalidade. Os resultados mostram uma grande diferença de desempenho entre alunos destas redes além de uma diferença crescente segundo o nível socioeconômico da família do aluno e os salários médios pagos aos professores. Alunos negros e pardos se beneficiariam menos de uma mudança de rede que aqueles brancos e asiáticos. Aumento nos gastos por aluno não reduzem tais diferenças que também variam de acordo com especificidades regionais.

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Publicado

2010-12-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Provisão pública e privada de educação fundamental: diferenças de qualidade medidas por meio de propensity score. (2010). Economia Aplicada, 14(4), 373-390. https://doi.org/10.1590/S1413-80502010000400006