Capital cultural dos professores e seu impacto sobre o aprendizado das crianças

Autores

  • Marcos Vinicio Wink Junior Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Felipe Garcia Ribeiro Universidade Federal de Pelotas
  • Stefano Florissi Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.11606/1413-8050/ea147455

Palavras-chave:

Capital Cultural, Qualificação dos professores, Desempenhos escolares.

Resumo

Este artigo estima o impacto da cultura do professor sobre a profici- ência de alunos do 5o ano do ensino fundamental. Estimativas obtidas a partir do método de variáveis instrumentais indicam que o capital cultural do professor impacta positivamente apenas a proficiência em língua portuguesa. Um desvio padrão a mais no índice de cultura do professor amplia, em média, em 0,15 desvio padrão a proficiência. Os mecanismos encontrados para os resultados são que professores com maior capital cultural incentivam as crianças a consumirem bens e serviços culturais, além de, em sala de aula, lerem livros de leitura em geral.

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Biografia do Autor

  • Marcos Vinicio Wink Junior, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
    Doutorando em Economia Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
  • Felipe Garcia Ribeiro, Universidade Federal de Pelotas
    Professor Adjunto III da Universidade Federal de Pelotas - UFPel
  • Stefano Florissi, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
    Professor Adjunto I da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

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Publicado

2017-06-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Capital cultural dos professores e seu impacto sobre o aprendizado das crianças. (2017). Economia Aplicada, 21(2), 339-379. https://doi.org/10.11606/1413-8050/ea147455