Efficacy of vocational education: a longitudinal analysis

Autores

  • Ronaldo de Albuquerque e Arraes Universidade Federal do Ceará. Programa de Pós-Graduação em Economia.
  • Francisca Zilania Mariano Universidade Federal do Ceará.

DOI:

https://doi.org/10.11606/1980-5330/ea156691

Palavras-chave:

eficácia do ensino profissionalizante, escola pública, dados longitudinais, Ceará

Resumo

Este trabalho visa ampliar o debate na literatura da Economia da Educação no Brasil sobre o ensino público, através da avaliação do desempenho dos alunos de Escolas Estaduais de Ensino Profissionalizante (EEEP) do Ceará nos exames de ensino médio (ENEM). Algumas contribuições podem ser consideradas, especialmente a construção de uma base de dados única no país em nível longitudinal, a qual é aplicada em inferência estatística por técnicas de pareamento. Conclui-se que o efeito médio do tratamento das EEEPs se mostrou positivo e significante em todas as áreas de conhecimento do exame ENEM, destaque para Redação, cujo efeito da performance dos estudantes das EEEPs excedeu em 40% os de escolas regulares.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ronaldo de Albuquerque e Arraes, Universidade Federal do Ceará. Programa de Pós-Graduação em Economia.

    Doutorado em Economia Agrícola pela University of Georgia, Estados Unidos (1983). Coordenador do Programa Economia Profissional do Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal do Ceará , Brasil

  • Francisca Zilania Mariano, Universidade Federal do Ceará.

    Doutorado em Economia pela Universidade Federal do Ceará, Brasil (2016). Professor Adjunto da Universidade Federal do Ceará, Brasil.

     

Referências

Amoroso Neto, V., Menezes-Filho, N. & Komatsu, B. K. (2017). Os efeitos da educação profissional e do PRONATEC sobre os salários. Policy Paper, São Paulo, n. 25, p. 3–24.

Angrist, J. D. & Pischke, J. S. (2008). Mostly harmless econometrics: An empiricist’s companion. 1. ed. Princeton university press.

Araújo, A. J. N. (2014). Ensino Profissionalizante, Desempenho Escolar e Inserção Produtiva: uma análise comdados do Enem. Pesquisa e Planejamento Econômico, p. 131–160.

Aroca, P., Brida, J. G., Pereyra, J. S. & Volo, S. (2014). Tourism statistics: correcting data inadequacy using coarsened exact matching. Bozen Economics & Management Paper Series. BEMPS22.

Assunção, J. & Gonzaga, G. (2010). Educação Profissional no Brasil: Inserção e Retorno. Série Cenários, n. 3.

Attanasio, O., Kugler, A. & Meghir, C. (2011). Subsidizing vocational training for disadvantaged youth in Colombia: Evidence from a randomized trial. American Economic Journal: Applied Economics, p. 188–220.

Barro, R. J. (2013). Education and Growth. Annals of Economics and Finance, v. 14, n. 2, p. 301-328.

Becker, S. O. & Ichino, A. (2002). Estimation of average treatment effects based on propensity scores. The Stata journal, v. 2, n. 4, p. 358–377.

Bellei, C. (2009). Does lengthening the school day increase students’ academic achievement? Results from a natural experiment in Chile. Economics of Education Review, v. 28, n. 5, p. 629–640.

Belloni, A, C. V. & Fernandez-Val, I, H. C. (2015). Program evaluation with high-dimensional data. Institute for Fiscal Studies.

Belloni, A., Chernozhukov, V. & Hansen, C. (2010). LASSO Methods for Gaussian Instrumental Variables Models. SSRN Electronic Journal.

Belloni, A., Chernozhukov, V. & Hansen, C. (2014). High-dimensional methods and inference on structural and treatment effects. Journal of Economic Perspectives, v. 28, n. 2, p. 29–50.

Blackwell, M., Iacus, S., King, G. & Porro, G. (2009). CEM: Coarsened Exact Matching in Stata. The Stata Journal, v. 9, n. 4, p. 524–546.

Castro,MH G, T. S. (2005). Os Desafios da Educação no Brasil. In: A Reforma do Ensino Médio e a Implantação do Enem no Brasil. Nova Fronteira, p. 119-154.

Chae, C. & Chung, J. (2009). Pre-employment vocational education and training in Korea. World Bank.

Datta, N. (2015). Evaluating impacts of watershed development program on agricultural productivity, income, and livelihood in Bhalki watershed of Bardhaman District, West Bengal.World Development, v. 66, n. 1, p. 443–456.

DiPrete, T. A. & Gangl, M. (2004). Assessing bias in the estimation of causal effects: Rosenbaum bounds on matching estimators and instrumental variables estimation with imperfect instruments. Sociological methodology, v. 34, n. 1, p. 271–310.

El-Hamidi, F. (2006). General or vocational schooling? Evidence on school choice, returns, and ’sheepskin’ effects from Egypt 1998. Journal of Economic Policy Reform, v. 9, n. 2, p. 157–176.

Ganimian, A. J. & Solano, R. A. (2011), ‘Measuring up? How did Latin America and the Caribbean perform on the 2009 Programme for International Student Assessment (PISA)?’,Working Paper. n.38410.

Hanushek, E. A. & Woessmann, L. (2012). Schooling, educational achievement, and the Latin American growth puzzle. Journal of Development Economics, v. 99, n. 2, p. 497–512.

Horowitz, A.W. & Schenzler, C. (1999). Returns to general, technical and vocational education in developing countries: recent evidence from Suriname. Education Economics, v. 7, n. 1, p. 5–20.

Iacus, S. M., King, G. & Porro, G. (2008). Matching for Causal Inference Without Balance Checking. SSRN Electronic Journal, Elsevier BV.

Kahyarara, G. & Teal, F. (2008). The returns to vocational training and academic education: Evidence fromTanzania.World Development, v. 36, n. 11, p. 2223–2242.

Lechner, M. (2000). An Evaluation of Public-Sector-Sponsored Continuous Vocational Training Programs In East Germany. The Journal of Human Resources, v. 35, p. 347–375, abr.

Leme, A. C., Escardíbul, J. O., Nunes, L. C., Reis, A. R. & Seabra, C. (2016). The effect of a specialized versus a general upper-secondary school curriculum on students’ performance and inequality. A difference-in-differences cross-country analysis. Documents De Treball De L’ieb 16.

Levy, S. & Schady, N. (2013). Latin America’s social policy challenge: Education, social insurance, redistribution. Journal of Economic Perspectives, v. 27, n. 2, p. 193–218.

Mahirda, K. & Wahyuni, H. (2016). Returning to general and vocational high-schools in Indonesia. Review of Economic and Business Studies, v. 9, n. 2, p. 9–28.

Malamud, O. & Pop-Eleches, C. (2008). General education vs. vocational training: evidence from an economy in transition. NBER, Working Paper.

Martins, A. P. (2012). Pressupostos de Gramsci na Educação Profissional e Tecnológica de Nível Médio. Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, v. 1, n. 2.

Moehlecke, S. (2012). O ensino médio e as novas diretrizes curriculares nacionais: entre recorrências e novas inquietações. Revista Brasileira de Educação, v. 17, n. 49, p. 39–58.

Neuman, S. & Ziderman, A. (1989). Vocational Secondary Schools can be more Cost-effective than Academic Schools: the case of Israel. Comparative Education, v. 25, n. 2, p. 151–163.

Newhouse, D. & Suryadarma, D. (2011). The value of vocational education: High school type and labor market outcomes in Indonesia. The World Bank Economic Review, v. 25, n. 2, p. 296–322.

Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico - OECD (2016). Who Are The Low-Performing Students?. OECD Publishing. Pisa in Focus, 60.

PISA (2013). Relatório Nacional PISA 2012 – Resultados brasileiros. Fundação Santillana.

Polidano, C Tabasso, D. (2016). Fully Integrating Upper-Secondary Vocational and Academic Courses: A Flexible New Way?.Working Paper, n. 9694.

Rosenbaum, P. (2002). Observational Studies. 2. ed. Springer.

Schurer, S., Alspach, M., MacRae, J. & Martin, G. (2016). The Medical Care Costs ofMood Disorders: A Coarsened ExactMatching Approach. Iza Discussion Papers.

Severnini, E. R. & Orellano, V. I. F. (2010). O efeito do ensino profissionalizante sobre a probabilidade de inserção no mercado de trabalho e sobre a renda no período pré-Planfor. Fundação Getulio Vargas, Escola de Economia de São Paulo.

Silva, V. H. O. (2013). Análise da Participação das Escolas Públicas Estaduais Cearenses no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem): 2009-2011. Ipece Informe, 54.

Tavares, P. A. (2015), PhD thesis. Três ensaios em economia da educação. Tese (Doutorado) - FGV EESP - Escola de Economia de São Paulo.

Tibsharani, R. (1996). Regression shrinkage and selection via the lasso. Journal of the Royal Statistical Society: Series B (Methodological), v. 58, n. 1, p. 267–288.

Downloads

Publicado

2020-09-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Efficacy of vocational education: a longitudinal analysis. (2020). Economia Aplicada, 24(3), 393-426. https://doi.org/10.11606/1980-5330/ea156691