Os determinantes do aprendizado com dados de um painel de escolas do SAEB

Autores

  • Ana Maria de Paiva Franco Universidade Federal de Uberlândia
  • Naercio Aquino Menezes Filho Instituto de Ensino e Pesquisa

DOI:

https://doi.org/10.11606/1413-8050/ea120268

Palavras-chave:

Educação, Painel de escolas, Aprendizado.

Resumo

Este trabalho analisa os impactos das características de alunos, professores, turmas, diretores e escolas sobre o desempenho em matemática de alunos da 4ª série, valendo-se de dois painéis de escolas construídos a partir de dados do SAEB 1997-2005. É a primeira vez que um painel de escolas com dados desagregados por alunos é utilizado para explorar este tema no caso brasileiro. O background familiar se mostrou muito importante para explicar desempenho, enquanto poucas variáveis de escolas apresentaram algum efeito. As análises apontam também para efeitos diferenciados das variáveis explicativas sobre o aprendizado dependendo da escola ser pública ou privada.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2017-09-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Os determinantes do aprendizado com dados de um painel de escolas do SAEB. (2017). Economia Aplicada, 21(3), 525-548. https://doi.org/10.11606/1413-8050/ea120268