Tendências e Ciclos Comuns entre as Inflações das Regiões Metropolitanas do Brasil

Autores

  • Cristiano da Costa da Silva Universidade Estadual do Rio Grande do Norte
  • Nicolino Trompieri Neto Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará
  • Luiz Ivan Castelar Universidade Federal Do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.11606/1980-5330/ea128188

Palavras-chave:

Inflação, Co-movimentos, Ciclos Comuns, Tendências Comuns

Resumo

O artigo utiliza a decomposição de tendências e ciclos comuns de Vahid e Engle (1993) para verificar a presença de co-movimentos de curto e longo prazo entre as taxas de inflação das regiões metropolitanas do Brasil, durante o período de outubro de 1995 até dezembro de 2014. Os testes comprovam a existência de duas tendências estocásticas comuns e seis ciclos comuns. Os resultados apontam inter-relações positivas de longo prazo entre a trajetória de inflação das regiões estudadas. As séries apresentaram também um comportamento similar de curto prazo, sendo caracterizadas como pró-cíclicas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Cristiano da Costa da Silva, Universidade Estadual do Rio Grande do Norte

    Professor do Departamento de Economia da UERN, atualmente faz doutorado em Economia no CAEN/UFC. Possui ênfase na área de pesquisa de Séries Temporais.

  • Nicolino Trompieri Neto, Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará

    Possui Doutorado em Economia pela Universidade Federal do Ceará (2009). Atualmente é analista de políticas públicas do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará - IPECE e professor do curso de Economia da UNIFOR. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Flutuações Cíclicas, Econometria Aplicada e Finanças Públicas.

  • Luiz Ivan Castelar, Universidade Federal Do Ceará

    Professor titular da Universidade Federal do Ceará, Consultor do Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e Membro de CÂMARAS DE ASSESSORAMENTO do Fundação Cearense de Apoio à Pesquisa. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Métodos Quantitativos em Economia.

Downloads

Publicado

2018-06-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Tendências e Ciclos Comuns entre as Inflações das Regiões Metropolitanas do Brasil. (2018). Economia Aplicada, 22(2), 369-402. https://doi.org/10.11606/1980-5330/ea128188