Avaliação do impacto do Prouni na nota Enade dos estudantes

Autores

  • Kalinca Leia Becker Universidade Federal de Santa Maria. Departamento de Economia e Relações Internacionais
  • Mario Jorge Cardoso de Mendonça Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada

DOI:

https://doi.org/10.11606/1980-5330/ea161118

Palavras-chave:

Crédito estudantil, Prouni, Desempenho acadêmico, Tratamento quantílico

Resumo

O objetivo do estudo é analisar o efeito do Programa Universidade para Todos (Prouni) ao longo da distribuição de notas dos alunos no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) de 2015 a 2017. Para isso, estimou-se o efeito quantílico do tratamento a partir do método proposto por Firpo (2007). Os resultados indicaram que o impacto do Prouni, além de ter sido positivo ao longo de toda a distribuição de notas (principalmente para os alunos que receberam bolsa integral), também foi maior para os alunos que declararam renda familiar de até 3 salários mínimos e para aqueles matriculados em instituições com conceito de qualidade 4 e 5.

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Kalinca Leia Becker, Universidade Federal de Santa Maria. Departamento de Economia e Relações Internacionais

    Professora no Departamento de Economia e Relações Internacionais na Universidade Federal de Santa Maria.

  • Mario Jorge Cardoso de Mendonça, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
    Técnico de planejamento e pesquisa da Diretoria de Estudos e Políticas Regionais, Urbanas e Ambientais (Dirur) do Ipea. 

Referências

Angrist, J., Autor, D., Hudson, S. & Pallais, A. (2016). Evaluating postsecondary aid: enrollment, persistence, and projected completion effects. Cambridge: National Bureau of Economic Research. (Working Paper n. 23015).

Barros, R., Carvalho, M., Franco, S. & Mendonça, R. (2010). Determinantes da queda na desigualdade de renda no Brasil. Brasília: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. (Texto de Discussão do IPEA n. 1460).

Baum, S. (2010). Student work and the financial aid system. In: Perna, L. W. (org.). Understanding the Working College Student. Sterling: Stylus Publishing.

Becker, G. & Tomes, N. (1986). Human capital and the rise and fall of families. Journal of Labor Economics, Chicago, v. 4, p. S1–S39.

Becker, K. L. (2018). Análise do efeito da família, da escola e do Estado sobre o consumo de drogas dos alunos nas capitais brasileiras. Pesquisa e Planejamento Econômico, Rio de Janeiro, v. 48, p. 65-85.

Becker, K. L. & Mendonça, M. J. C. (2019). Políticas de financiamento estudantil: análise de impacto do Fies no tempo de conclusão do ensino superior. In: 47º Encontro Nacional de Economia - Anpec. São Paulo: ANPEC.

Belley, P. & Lochner, L. (2007). The changing role of family income and ability in determining educational achievement. Journal of Human Capital, Chicago, v. 1, p. 37–89.

BRASIL (2018). Avaliação de políticas públicas: guia prático de análise ex post. Volume 2. Casa Civil da Presidência da República ... [et al.]. – Brasília: Casa Civil da Presidência da República.

Canton, E. & Blom, A. (2010). Student support and academic performance: experiences at private universities in Mexico. Education Economics, Abingdon, v. 18, p. 49–65.

Cappelli, P. &Won, S. (2016). How you pay affects how you do: financial aid type and student performance in college. Cambridge: National Bureau of Economic Research. (Working Paper n. 22604).

Carvalho, M. M. &Waltenberg, F. D. (2015). Desigualdade de oportunidades no acesso ao ensino superior no Brasil: uma comparação entre 2003 e 2013. Economia Aplicada, Ribeirão Preto, v. 19, p. 369–396.

Castleman, B. L. & Long, B. T. (2016). Looking beyond enrollment: The causal effect of need-based grants on college access, persistence, and graduation. Journal of Labor Economics, Chicago, v. 34, p. 1023–1073.

Castro, C. R. M. & Tannuri Pianto, M. E. (2019). Educação superior pública no Brasil: custos, benefícios e efeitos distributivos. Nova Economia, Belo Horizonte, v. 29, p. 623–649.

Darolia, R. (2014). Working (and studying) day and night: heterogeneous effects of working on the academic performance of full-time and part-time students. Economics of Education Review, Amsterdam, v. 38, p. 38–50.

Denning, J. T. (2019). Born under a lucky star: financial aid, college completion, labor supply, and credit constraints. Journal of Human Resources, Madison, v. 54, p. 760-784.

Dynarski, S. (2003). Does aid matter? Measuring the effect of student aid on college attendance and completion. American Economic Review, Nashville, v. 93, p. 279–288.

Elsayed, M. A. A. (2016). The impact of education tax benefits on college completion. Economics of Education Review, Amsterdam, v. 53, p. 16–30.

Firpo, S. (2007). Efficient semiparametric estimation of quantile treatment effects. Econometrica, New Haven, v. 75, p. 259–276.

Goldrick Rab, S., Kelchen, R., Harris, D. N. & Benson, J. (2016). Reducing income inequality in educational attainment: experimental evidence on the impact of financial aid on college completion. American Journal of Sociology, Chicago, v. 121, p. 1762–1817.

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas - INEP (2009). Avaliando o desempenho no Enade de bolsistas do ProUni. Na Medida: Boletim de Estudos Educacionais do INEP, Brasília, v. 3, p. 1–23.

Jacoby, H. (1994). Borrowing constraints and progress through school: evidence from Peru. Review of Economics and Statistics, Cambridge, v. 76, p. 151–160.

Koenker, R. & Bassett, G. J. (1978). Regression quantiles. Econometrica, New Haven, v. 46, p. 33–50.

Komatsu, B., Menezes Filho, N., Oliveira, P. A. C. & Viotti, L. T. (2019). Novas medidas de educação e de desigualdade educacional para a primeira metade do século XX no Brasil. Estudos Econômicos, São Paulo, v. 49, p. 687–722.

Lochner, L. J. & Monge, N. A. (2011). Credit Constraints in Education. Cambridge: National Bureau of Economic Research. (Working Paper n. 17435).

Loury, G. (1981). Intergenerational transfers and the distribution of earnings. Econometrica, New Haven, v. 49, p. 843–867.

Lépine (2018). Financial aid and student performance in college: evidence from Brazil. Brazilian Review of Econometrics, Rio de Janeiro, v. 38, p. 221–261.

Melguizo, T., Sanchez, F. & Velasco, T. (2016). Credit for low-income students and access to and academic performance in higher education in Colombia: a regression discontinuity approach. World Development, Amsterdam, v. 80, p. 61–77.

Miranda, G. J., Leal, E. A., Ferreira, M. A. & Miranda, A. B. (2019). Enade: os estudantes estão motivados a fazê-lo? Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade, Brasília, v. 13, p. 12–28.

Nascimento, P. M. (2019). Empréstimos com amortizações condicionadas à renda (ECR): cenários de financiamento de estudantes de ensino superior no Brasil. Anais do 47º Encontro Nacional de Economia - Anpec, São Paulo.

Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico - OCDE (2017). Education at a Glance 2017: OECD Indicators. Paris: OECD.

Ost, B., Pan, W. & Webber, D. (2018). The returns to college persistence for marginal students: regression discontinuity evidence from University dismissal policies. Journal of Labor Economics, Chicago, v. 36, p. 779–805.

Rau, T., Rojas, E. & Urzua, S. (2012). Higher education dropouts, access to credit, and labor market outcomes: Evidence from Chile, 2012. Mimeo. Disponível em: http://conference.iza.org/conference_files/Eval2012/urzua_s3056.pdf.

Reis, M. C. & Ramos, L. (2011). Escolaridade dos pais, desempenho no mercado de trabalho e desigualdade de rendimentos. Revista Brasileira de Economia, Rio de Janeiro, v. 65, p. 177–205.

Scott-Clayton, J. (2011a). On money and motivation: a quasi-experimental analysis of financial incentives for college achievement. Journal of Human Resources, Madison, v. 46, p. 614–646.

Scott-Clayton, J. (2011b). The causal effect of federal work-study participation: quasi experimental evidence from West Virginia. Educational Evaluation and Policy Analysis, Califórnia, v. 33, p. 506–527.

Solis, A. (2017). Credit access and college enrollment. Journal of Political Economy, v. 125, n. 2, p. 562–622.

Stinebrickner, R. & Stinebrickner, T. R. (2003). Working during school and academic performance. Journal of Labor Economics, Chicago, v. 21, p. 473–491.

Sun, S. T. & Yannelis, C. (2016). Credit constraints and demand for higher education: evidence from financial deregulation. Review of Economics and Statistics, Cambridge, v. 98, p. 12–24.

Tachibana, T. Y., Menezes Filho, N. & Komatsu, B. (2015). Ensino superior no Brasil. São Paulo: Insper. (Policy Paper n. 14).

Downloads

Publicado

2021-11-23

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Avaliação do impacto do Prouni na nota Enade dos estudantes. (2021). Economia Aplicada, 25(4), 521-544. https://doi.org/10.11606/1980-5330/ea161118