Distância à instituição de ensino e demanda por educação superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/1980-5330/ea167107

Palavras-chave:

Distância à instituição de ensino, Demanda por ensino superior, Instituições públicas

Resumo

A inexistência e falta de proximidade com as instituições de ensino em algumas regiões pode ser vista como fator limitante ao acesso à educação. Este estudo busca analisar o efeito da distância à instituição de ensino na probabilidade de ingresso no ensino superior. As evidências apontam para uma relação negativa entre as variáveis. Adicionalmente, explorando o efeito da criação de instituições de ensino público na demanda por educação, verificou-se que a presença de uma nova instituição tende a aumentar a probabilidade de ingresso na rede pública em 7,7 p.p., enquanto as chances de frequentar o setor privado se reduzem.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Bruna Letícia Ribeiro de Araújo, Universidade Federal de Viçosa

    Mestre em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa.

  • Leonardo Chaves Borges Cardoso, Universidade Federal de Viçosa

    Professor no Programa de Pós-graduação em Economia Aplicada da Universidade Federal de
    Viçosa.

Referências

Abel, J. R. & Deitz, R. (2012). Do colleges and universities increase their region’s human capital? Journal of Economic Geography, Oxford, v. 12, p. 667–691.

Acemoglu, D. & Pischke, J. (2001). Changes in the wage structure, family income, and children’s education. European Economic Review, Amsterdam, v. 45, p. 890–904.

Albert, C. (2000). Higher education demand in Spain: the influence of labour market signals and family background. Higher Education, Dordrecht, v. 40, p. 147–162.

Alm, J. & Winters, J. V. (2009). Distance and intrastate college student migration. Economics of Education Review, Amsterdam, v. 28, p. 728–738.

Andrade, C. Y. & Dachs, N. (2007). Acesso à educação nas diferentes faixas etárias segundo a renda e a raça/cor. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 37, p. 399–422.

Araujo, C. B. Z. M. (2015). A expansão no Ensino Superior a Distância em Mato Grosso do Sul, no período de 2000 a 2012. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 23, p. 311–340.

Barreyro, G. B. (2008). Mapa Do Ensino Superior Privado. Brasília: INEP.

Barros, R. P., Mendonça, R. S. P., Santos, D. D. & Quintaes, G. (2001). Determinantes do Desempenho Educacional no Brasil. Rio de Janeiro: IPEA.

Barufi, A. M. B. (2012). Impactos do crescimento de vagas em cursos universitários sobre a migração de estudantes: uma análise preliminar com o Censo Demográfico de 2010. São Paulo: Núcleo de Economia Regional e Urbana da USP. (Texto para discussão do Nereus n. 13).

Baryla, E. A. J. & Dotterweich, D. (2001). Student migration: Do significant factors vary by region? Education Economics, Abingdon, v. 9, p. 269–280.

Becker, G. S. (1962). Investiment in human capital: a theoretical analysis. Journal of Political Economy, Chicago, v. 70, p. 9–49.

Bof, A. M. (2006). A Educação no Brasil Rural. Brasília: INEP.

Byun, S., Meece, J. L. & Irvin, M. J. (2012). Rural-nonrural disparities in postsecondary educational attainment revisited. American Educational Research Journal, Thousand Oaks, v. 49, p. 1–26.

Coelli, M. B. (2011). Parental job loss and the education enrollment of youth. Labour Economics, Amsterdam, v. 18, p. 25–35.

Corbucci, P. R. (2014). Evolução do acesso de jovens à educação superior no Brasil. Brasília: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. (Texto de Discussão do IPEA n. 1950).

Damon, A. & Glewwe, P. (2011). Valuing the benefits of the education provided by public universities: a case study of Minnesota. Economics of Education Review, Amsterdam, v. 30, p. 1242–1261.

Desjardins, S. L., Dundar, H. & Hendel, D. D. (1999). Modeling the college application decision process in a land-grant university. Economics of Education Review, Amsterdam, v. 18, p. 117–132.

Do, C. (2004). The effects of local colleges on the quality of college attended. Economics of Education Review, Amsterdam, v. 23, p. 249–257.

Flannery, D. & O’Donoghe, C. (2013). The demand for higher education: a static structural approach accounting for individual heterogeneity and nesting patterns. Economics of Education Review, Amsterdam, v. 34, p. 243–257.

Frenette, M. (2002). Too far to go on? Distance to school and university participation. Analytical Studies Research Paper Series, Ottawa, v. 14, p. 31–58.

Frenette, M. (2009). Do universities benefit local youth? Evidence from the creation of new universities. Economics of Education Review, Amsterdam, v. 28, p. 318–328.

Fusco, W. & Ojima, R. (2016). A interiorização do ensino superior em Pernambuco e seus efeitos na mobilidade pendular. Blucher Social Science Proceedings, São Paulo, v. 2, p. 81–92.

Gibbons, S. & Vignoles, A. (2012). Geography, choice and participation in higher education in England. Regional Science and Urban Economics, Amsterdam, v. 42, p. 98–113.

Hanushek, E. A. (2013). Economic growth in developing countries: the role of human capital. Economics of Education Review, Amsterdam, v. 37, p. 204–212.

Heller, D. E. (1996). Tuition prices, financial aid, and access to public higher education: a state-level analysis. Paper presented at the meeting of the American Educational Research Association, New York. Disponível em: <http://search.ebscohost.comlogin.aspx?direct¯true&db¯eric&AN¯ED394469&site¯ehost-live>.

Hemelt, S.W. &Marcotte, D. E. (2008). Rising tuition and enrollment in public higher education. Bonn: IZA Institute of Labor Economics. (IZA Discussion Paper n. 3827).

Hemelt, S. W. & Marcotte, D. E. (2011). The impact of tuition increases on enrollment at public colleges and universities. Educational Evaluation and Policy Analysis, Thousand Oaks, v. 33, p. 435–457.

Jepsen, C. & Montgomery, M. (2009). Miles to go before I learn: the effect of travel distance on the mature person’ s choice of a community college. Journal of Urban Economics, Amsterdam, v. 65, p. 64–73.

Jones, R. C. & Kauffman, A. (1994). Accessibility to comprehensive higher education in Texas. Social Science Journal, Abingdon, v. 31, p. 263–283.

Lauer, C. (2002). Enrolments in higher education: do economic incentives matter? Education + Training, Bingley, v. 44, p. 179–185.

Leppel, K. (1993). Logit estimation of a gravity model of the college enrollment decision. Research in Higher Education, New York, v. 34, p. 387–398.

Marques, A. C. H. & Cepêda, V. A. (2012). Um perfil sobre a expansão do ensino superior recente no Brasil: Aspectos democráticos e inclusivos. Perspectivas, Araraquara, v. 42, p. 161–192.

Mont’Alvão, A. (2011). Estratificação educacional no Brasil do século XXI. Revista de Ciências Sociais, Fortaleza, v. 54, p. 389–430.

Neill, C. (2009). Tuition fees and the demand for university places. Economics of Education Review, Amsterdam, v. 28, p. 561–570.

Ney, M. G., Carvalho, A. M. & Souza, P. M. (2008). Desigualdade entre ricos e pobres no acesso à educação no Brasil rural e urbano. In: XLVI Congresso da Sociedade Brasileira de Economia Administração e Sociologia Rural. Rio Branco: SOBER.

Provasnik, S., KewalRamani, A., Coleman, M. M., Gilbertson, L., Herring,W. & Xie, Q. (2007). Status of Education in Rural America. Washington, DC: US Department of Education, National Center for Education Statistics, Institute of Education Sciences.

Rocha, R. H., Menezes Filho, N., Oliveira, A. P. & Komatsu, B. K. (2017). A relação entre o ensino superior público e privado e a renda e emprego nos municípios brasileiros. Repositório do Conhecimento do IPEA, Brasília, v. 47, p. 40–69.

Roscigno, V. J., Tomaskovic-Devey, D. & Crowley, M. (2006). Education and the inequalities of place. Social Forces, Chapel Hill, v. 84, p. 2121–2145.

Santos, I. D. (2015). Acesso a serviços educacionais e localização das instituições de ensino superior privadas presenciais no estado de Sergipe. Revista de Desenvolvimento Econômico, Salvador, v. 2, p. 969–987.

Schultz, T.W. (1961). American Economic Association investment in human capital. American Economic Review, Nashville, v. 51, p. 1–17.

Secretaria de Educação Superior - SESU (2014). A democratização e expansão da educação superior no país 2003 – 2014. Ministério da Educação, Brasília, v. 1, p. 1–106.

Spiess, C. K. & Wrohlich, K. (2010). Does distance determine who attends a university in Germany? Economics of Education Review, Amsterdam, v. 29, p. 470–479.

Todaro, M. P. & Smith, S. C. (2003). Human capital: education and health in economic development. In: Todaro, M. P. (org.) Economic Development. London: Pearson PLC. p. 359–415.

Turley, R. N. L. (2009). College proximity: mapping access to opportunity. Sociology of Education, Thousand Oaks, v. 82, p. 126–146.

Vonbun, C. & Mendonça, J. L. O. (2012). Educação superior uma comparação internacional e suas lições para o Brasil. Brasília: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. (Texto de Discussão do IPEA n. 1720).

Wilson, K., Wolf, B. & Haverman, R. (2005). The role of expectations in adolescent schooling choices: do youths respond to economic incentives? Economic Inquiry, New Jersey, v. 43, p. 467–492.

Downloads

Publicado

2021-08-31

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Distância à instituição de ensino e demanda por educação superior. (2021). Economia Aplicada, 25(3), 449-484. https://doi.org/10.11606/1980-5330/ea167107