Efeitos do Programa Inovar-Auto sobre a indústria de veículos no Brasil

Autores

  • Thais Waideman Niquito Universidade do Estado de Santa Catarina
  • André Carraro Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.11606/1980-5330/ea172674

Palavras-chave:

Inovar-Auto, indústria de veículos, controle sintético, diferença em diferenças

Resumo

O presente estudo analisa o efeito do programa Inovar-Auto sobre diversos
indicadores da indústria de veículos no Brasil, buscando contribuir com a literatura nacional acerca da efetividade dos gastos tributários. Foram investigados os impactos sobre a produção de veículos, o pessoal ocupado, o custo das operações industriais, o ativo imobilizado e o valor adicionado. Os impactos capturados sobre a produção e os ativos imobilizados não se mostraram robustos. Por outro lado, o impacto verificado sobre o valor adicionado foi negativo e há indícios de efeitos também negativos sobre o emprego e os custos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

Abadie, A., Diamond, A. &Hainmueller, J. (2010). Synthetic control methods for comparative case studies: estimating the effect of California’s tobacco control program. Journal of the American Statistical Association, Abingdon, v. 105, p. 493–505.

Abadie, A., Diamond, A. & Hainmueller, J. (2015). Comparative politics and the synthetic control method. American Journal of Political Science, Hoboken, v. 59, p. 495–510.

Abadie, A. & Gardeazabal, J. (2003). The economic costs of conflict: a case study of the Basque Country. American Economic Review, Nashville, v. 93, p. 113–132.

ANFAVEA - Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (2017). Anuário da Indústria Automobilística Brasileira: 2017. São Paulo.

ANFAVEA - Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (2020). Anuário da Indústria Automobilística Brasileira: 2020. São Paulo.

Bartelsman, E., Haltiwanger, J. & Scarpetta, S. (2013). Cross-country differences in productivity: the role of allocation and selection. American Economic Review, Nashville, v. 103, p. 305–34.

Bertrand, M., Duflo, E. & Mullainathan, S. (2004). How much should we trust differences-in-differences estimates? The Quarterly Journal of Economics, Cambridge, v. 119, p. 249–275.

Botosaru, I. & Ferman, B. (2019). On the role of covariates in the synthetic control method. The Econometrics Journal, Oxford, v. 22, p. 117–130.

Brasil (2012). Lei nº 12.715, de 17 de setembro de 2012. Altera a alíquota das contribuições previdenciárias sobre a folha de salários devidas pelas empresas que especifica; institui o Programa de Incentivo à Inovação Tecnológica e Adensamento da Cadeia Produtiva de Veículos Automotores; e dá outras providências. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/Lei/

L12715.htm.

Brasil (2018). Lei nº 13.755, de 10 de dezembro de 2018. Estabelece requisitos obrigatórios para a comercialização de veículos no Brasil; e dá outras providências. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2018/lei/L13755.htm.

Brasil (2019). Avaliação de impacto do programa Inovar-Auto. Brasília: Grupo de Acompanhamento do Programa Inovar-Auto.

Cavallo, E., Galiani, S., Noy, I. & Pantano, J. (2013). Catastrophic natural disasters and economic growth. Review of Economics and Statistics, Cambridge, v. 95, p. 1549–1561.

Doudchenko, N. & Imbens, G. W. (2016). Balancing, regression, difference-in-differences and synthetic control methods: a synthesis. Cambridge: National Bureau of Economic Research. (Working Paper n. 22791).

Gobillon, L. & Magnac, T. (2016). Regional policy evaluation: interactive fixed effects and synthetic controls. Review of Economics and Statistics, Cambridge, v. 98, p. 535–551.

Grossman, G. M. (1981). The theory of domestic content protection and content preference. The Quarterly Journal of Economics, Cambridge, v. 96, p. 583–603.

Hsieh, C.-T. & Klenow, P. J. (2009). Misallocation and manufacturing TFP in China and India. The Quarterly Journal of Economics, Cambridge, v. 124, p. 1403–1448.

IMF (2020). World Economic Outlook Database. Washington: International Monetary Fund.

Kuntze, J.-C. & Moerenhout, T. (2012). Local Content Requirements and the Renewable Energy Industry-A Good Match? New York: SSRN. Disponível em: https://ssrn.com/abstract=2188607.

Marx, R. & Mello, A. M. (2014). New initiatives, trends and dilemmas for the Brazilian automotive industry: the case of Inovar Auto and its impacts on electromobility in Brazil. International Journal of Automotive Technology and Management 21, Genebra, v. 14, p. 138–157.

Messa, A. (2013). Impacto de políticas de exigência de conteúdo local: o caso do programa Inovar-Auto. In: Messa, A.; Oliveira, I. T. M. (orgs.) A Política Comercial Brasileira em Análise. Brasília: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). v. 1.

Myles, G. D., Hashimzade, N., Heady, C., Oats, L., Scharf, K. & Yousefi, H. (2014). The definition, measurement, and evaluation of tax expenditures and tax reliefs. London: National Audit Office.

Palmeri, N. L. (2017). O impacto do programa Inovar-Auto na indústria automotiva brasileira. 2017. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da Universidade Paulista (UNIP), São Paulo. Disponível em: http://repositorio.unip.br/programa-de-pos-graduacao-stricto-sensu-emengenharia-de-producao/o-impacto-do-programa-inovar-auto-na-industriaautomotiva-brasileira/.

Possebom, V. (2017). Free trade zone of Manaus: an impact evaluation using the synthetic control method. Revista Brasileira de Economia, Rio de Janeiro, v. 71, p. 217–231.

Restuccia, D. & Rogerson, R. (2008). Policy distortions and aggregate productivity with heterogeneous establishments. Review of Economic Dynamics, Amsterdam, v. 11, 4, p. 707–720.

Restuccia, D. & Rogerson, R. (2017). The causes and costs of misallocation. Journal of Economic Perspectives, Nashville, v. 31, p. 151–74.

Santos, A.M.M. M. & Pinhão, C.M. A. (1999). Pólos automotivos brasileiros. BNDES Setorial, Rio de Janeiro, p. 173-200.

Stone, S., Messent, J. & Flaig, D. (2015). Emerging policy issues: localisation barriers to trade. Paris: OECD. (Trade Policy Papers n. 180).

Sturgeon, T., Lima Chagas, L. & Barnes, J. (2017). Inovar Auto: Evaluating Brazil’s Automative Industrial Policy to Meet the Challenges of Global Value Chains. Washington, DC: World Bank.

Tordo, S.,Warner,M.,Manzano, O. & Anouti, Y. (2013). Local Content Policies in the Oil and Gas Sector. Washington, DC: World Bank.

Downloads

Publicado

2021-06-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Efeitos do Programa Inovar-Auto sobre a indústria de veículos no Brasil. (2021). Economia Aplicada, 25(2), 249-292. https://doi.org/10.11606/1980-5330/ea172674