Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • O artigo não pode estar em processo de avaliação em outra revista.
  • Todas as submissões – iniciais e versões subsequentes às rodadas de avaliação – devem ser feitas somente em formato PDF e sem a identificação dos autores, tanto no corpo do arquivo, como no título e propriedades dos documentos.
  • Além do documento principal contendo o artigo sem a identificação dos autores, deve ser anexado um arquivo em PDF com a folha de rosto do artigo, que deve incluir as seguintes informações: título do artigo (em português e inglês), nome(s) do(s) autor(es) e respectivas afiliações e posições, resumo e abstract, palavras chave e keywords, e três códigos de classificação JEL.
  • Os nomes dos autores também devem ser informados no sistema da revista no momento da submissão.
  • Autores com artigo em processo de avaliação ou de publicação na Estudos Econômicos não podem fazer uma segunda submissão, mesmo em coautoria. Se houver essa ocorrência, a segunda submissão será rejeitada.
  • Os autores devem respeitar o limite do número de páginas e as regras de formatação, destacados na seção “Diretrizes para autores”.
  • Descumprir quaisquer dessas condições pode levar à rejeição automática do artigo.

Diretrizes para Autores

  • A formatação do artigo deve obedecer às seguintes diretrizes: espaçamento de 1,5 entre linhas, fonte “Times New Roman” tamanho 12, e margens de no mínimo 2,5 cm.
  • As páginas devem ser numeradas.
  • Quando as referências bibliográficas incluírem URLs, a data de acesso da página deve ser informada.
  • Os destaques devem ser indicados em itálico, exceto no caso dos URLs, que podem ser sublinhados.
  • Artigos e resenhas devem ser redigidos em inglês, preferencialmente, ou em português.
  • Artigos não podem exceder 30 páginas; resenhas de livros e comentários não devem exceder 6 páginas.
  • Podem ser anexados documentos adicionais considerados relevantes.
  • A lista de referências bibliográficas deve ser apresentada em ordem alfabética no final do artigo e se restringir aos trabalhos efetivamente citados no trabalho.
  • Citações devem estar em conformidade com o estilo de citação de Chicago (http://www.chicagomanualofstyle.org/tools_citationguide.html).

Sobre o processo decisório

A revista adota uma política de desk-rejection, pela qual o Comitê Editorial, após uma avaliação preliminar do artigo, pode decidir rejeitá-lo sem encaminhamento a pareceristas. O trabalho será rejeitado caso:

  • Não forneça uma contribuição original.
  • Não se fundamente em uma metodologia rigorosa.
  • Apresente uma redação descuidada ou prolixa.
  • Não se alinhe ao escopo da revista.
  • Desrespeite quaisquer das orientações definidas em “Deveres dos autores”, “Condições para submissão” e “Diretrizes para autores”.

Se o trabalho for aprovado nessa etapa, o editor envia o artigo a pareceristas seguindo o procedimento double blind review, pelo qual autores e avaliadores não são identificados durante o processo de avaliação.

Se a decisão da primeira rodada da avaliação solicitar a revisão e ressubmissão de uma nova versão, esta deve ser entregue em até três meses, prazo após o qual o artigo será excluído do processo de avaliação.

A ressubmissão de uma nova versão deve vir acompanhada de cartas endereçadas a cada um dos avaliadores, em que os autores devem especificar as alterações realizadas para atender as recomendações e críticas recebidas, reportando as correspondentes localizações nas páginas do artigo. Se porventura os autores não incorporarem na nova versão as demandas dos avaliadores, estes devem apresentar justificativas circunstanciadas. O arquivo com a nova versão deve ser em PDF, sem a identificação dos autores no corpo do artigo, em suas propriedades, ou na identificação do documento. A nova versão deve destacar as modificações em negrito ou em outra cor.

Artigos rejeitados não podem ser ressubmetidos.

Editoração

Autores de artigos aceitos para publicação devem verificar as versões editoradas no prazo estipulado pelo editor. Não o fazendo, o artigo será publicado no formato sugerido. 

 

 

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados para esta revista serão usados exclusivamente para os serviços por ela prestados, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.