Submissão

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Diretrizes para Autores

  • A formatação do artigo deve obedecer às seguintes diretrizes: espaçamento de 1,5 entre linhas, fonte “Times New Roman” tamanho 12, e margens de no mínimo 2,5 cm.
  • As páginas devem ser numeradas.
  • Quando as referências bibliográficas incluírem URLs, a data de acesso da página deve ser informada.
  • Os destaques devem ser indicados em itálico, exceto no caso dos URLs, que podem ser sublinhados.
  • Artigos e resenhas devem ser redigidos em inglês ou em português.
  • Artigos não podem exceder 30 páginas; resenhas de livros e comentários não devem exceder 6 páginas.
  • Podem ser anexados documentos adicionais considerados relevantes.
  • A lista de referências bibliográficas deve ser apresentada em ordem alfabética no final do artigo e se restringir aos trabalhos efetivamente citados no trabalho.
  • Citações devem estar em conformidade com o estilo de citação de Chicago (http://www.chicagomanualofstyle.org/tools_citationguide.html).

Sobre o processo decisório

A revista adota uma política de desk-rejection, pela qual o Comitê Editorial, após uma avaliação preliminar do artigo, pode decidir rejeitá-lo sem encaminhamento a pareceristas. O trabalho será rejeitado caso:

  • Não forneça uma contribuição original.
  • Não se fundamente em uma metodologia rigorosa.
  • Apresente uma redação descuidada ou prolixa.
  • Não se alinhe ao escopo da revista.
  • Desrespeitar quaisquer das orientações definidas em “Deveres dos autores”, “Condições para submissão” e “Diretrizes para autores”.

Se o trabalho for aprovado nessa etapa, o editor envia o artigo a pareceristas seguindo o procedimento double blind review, pelo qual autores e avaliadores não são identificados durante o processo de avaliação.

Se a decisão da primeira rodada da avaliação solicitar a revisão e ressubmissão de uma nova versão, esta deve ser entregue em até três meses, prazo após o qual o artigo será excluído do processo de avaliação.

A ressubmissão de uma nova versão deve vir acompanhada de cartas endereçadas a cada um dos avaliadores, em que os autores devem especificar as alterações realizadas para atender as recomendações e críticas recebidas, reportando as correspondentes localizações nas páginas do artigo. Se porventura os autores não incorporarem na nova versão as demandas dos avaliadores, estes devem apresentar justificativas circunstanciadas. O arquivo com a nova versão deve ser em PDF, sem a identificação dos autores no corpo do artigo, em suas propriedades, ou na identificação do documento. A nova versão deve destacar as modificações em negrito ou em outra cor.

Artigos rejeitados não podem ser ressubmetidos.

Por não serem cobradas quaisquer taxas de submissão e publicação, autores que submetem artigos à revista devem colaborar elaborando pareceres.

Editoração

Autores de artigos aceitos para publicação devem verificar as versões editoradas no prazo estipulado pelo editor. Não o fazendo, o artigo será publicado no formato sugerido. 

 

 

 

Condições para submissão

Todas as submissões devem atender aos seguintes requisitos.

  • O artigo não pode estar em processo de avaliação em outra revista.
  • Todas as submissões – iniciais e versões subsequentes às rodadas de avaliação – devem ser feitas somente em formato PDF e sem a identificação dos autores, tanto no corpo do arquivo, como no título e propriedades dos documentos.
  • Os nomes dos autores também devem ser informados no sistema da revista no momento da submissão.
  • Os autores devem respeitar o limite do número de páginas e as regras de formatação, destacados na seção “Diretrizes para autores”.
  • Descumprir quaisquer dessas condições pode levar à rejeição automática do artigo.
  • Além do documento principal contendo o artigo sem a identificação dos autores, deve ser anexado um arquivo em PDF com a folha de rosto do artigo, que deve incluir as seguintes informações: título do artigo (em português e inglês), nome(s) do(s) autor(es) e respectivas afiliações e posições, resumo e abstract, palavras chave e keywords, e três códigos de classificação JEL. (Sendo que estas cinco últimas informações devem vir no arquivo com o texto principal)
  • Autores com artigo em processo de avaliação ou de publicação na Estudos Econômicos não podem fazer uma segunda submissão, mesmo em coautoria. Se houver essa ocorrência, a segunda submissão será excluída.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados para esta revista serão usados exclusivamente para os serviços por ela prestados, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.