A saúde dos amigos de sala de aula interfere no desempenho escolar do aluno?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/0101-41614825irmc

Palavras-chave:

saúde, desempenho escolar, rede de amizades, efeito de pares

Resumo

Este artigo tem como objetivo investigar se existe alguma relação entre a saúde dos amigos e o desempenho acadêmico de alunos do 6º ano de escolas públicas da cidade do Recife. As estimações empíricas utilizam uma pesquisa da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj 2013) que traz informações cruciais para as estratégias de identificação propostas. Essas estratégias baseiam-se: (i) na arquitetura de redes de amizades em sala de aula composta por grupos de referência heterogêneos, (ii) na utilização de uma avaliação longitudinal do desempenho em duas provas de matemática, (iii) no controle do efeito fixo da rede e (iv) em estimações de modelos espaciais utilizando a matriz de amizades da turma. Os resultados demonstram que os alunos apresentam melhor desempenho acadêmico quando se relacionam com amigos de sala de aula que possuem um bom estado geral de saúde. Um aumento de 1 desvio padrão (d.p.) na proporção de amigos saudáveis, leva a um acréscimo de aproximadamente 9% do d.p. da nota média de matemática do aluno ao final do ano letivo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Isabel Pessoa de Arruda Raposo, Fundação Joaquim Nabuco. Ministério da Educação Fundaj

    Pesquisadora da Coordenação de Estudos Econômicos e Populacionais da Fundação Joaquim Nabuco/MEC

  • Michela Barreto Camboim Gonçalves, Fundação Joaquim Nabuco. Ministério da Educação

    Pesquisadora da Coordenação de Estudos Econômicos e Populacionais da Fundação Joaquim Nabuco/MEC

Referências

Badev, A. 2013. “Discrete Games in Endogenous Networks: Theory and Policy”. https://repository.upenn.edu/cgi/viewcontent.cgi?referer=https://www.google.com.br/&httpsredir=1&article=1044&context=psc_working_

papers. Acesso em: 27/2/2018.

Ballester, Corolario, Antoni Calvó-Armengol e Yves Zenou. 2006. “Who’s Who in Networks. Wanted: The Key Player”. Econometrica 74(5): 1403–1417, September.

Berndt, Thomas J., e Perry, T. Bridgett. 1986. “Children’s Perceptions of Friendships as Supportive Relationships”. Developmental Psychology 22(5): 640–648, September.

Boardman, Anthony E., e Richard J Murnane. 1979. “Using Panel Data to Improve Estimates of the Determinants of Educational Achievement”. Sociology of Education 52(2): 113-121, April.

Bramoullé, Yann, Habiba Djebbari, e Bernard Fortin. 2009. “Identification of Peer Effects through Social Networks”. Journal of Econometrics 150: 41-55.

Calvó-Armengol, Antoni, Eleonora Patacchini, e Yves Zenou. 2009. “Peer Effects and Social Networks in Education”.

The Review of Economic Studies 76(4): 1239-1267, October.

Christakis, Nicholas A. e James H. Fowler. 2007. “The Spread of Obesity in a Large Social Network Over 32 Years”. The New England Journal of Medicine 357: 370-379, July.

Cohen-Cole, Ethan and Jason M. Fletcher. 2008. “Is Obesity Contagious? Social Networks vs. Environmental Factors in the Obesity Epidemic”. Journal of Health Economics 27(5): 1382-1387, September.

Currie, Janet. 2009. “Healthy, Wealthy, and Wise: Socioeconomic Status, Poor Health in Childhood, and Human Capital Development”. Journal of Economic Literature 47(1): 87–122.

De Giorgi, Giacomo D., Michele Pellizzari, and William Gui Woolston. 2010. “Class Size and Class Heterogeneity”.

NBER Working Paper 16405, September. http://www.nber.org/papers/w16405.

Ding, Weili, e Steven F. Lehrer. 2007. “Do Peers Affect Student Achievement in China’s Secondary Schools?” The Review of Economics Statistics 89(2): 300-312, May.

Epstein, J. L. 1983. “The influence of friends on achievement and affective outcomes.” In Friends in School: Patterns of Selection and Influence in Secondary Schools, edited by J. L. Epstein & N. Karweit, (New York: Academic Press), 177–200.

Fletcher, Jason. M. 2010. “Social Interactions and Smoking: Evidence Using Multiple Student Cohorts, Instrumental Variables, and School Fixed Effects.” Health Economics 19(4): 466-484, April.

Fletcher, Jason. M. 2012. “Peer Influences on Adolescent Alcohol Consumption: Evidence Using an Instrumental Variables/Fixed Effect Approach.” Journal of Population Economics 25(4): 1265-1286.

Fundação Joaquim Nabuco - Fundaj. Coordenação de Estudos Econômicos e Populacionais. 2013. “Acompanhamento Longitudinal do Desempenho Escolar de Alunos da Rede Pública de Ensino Fundamental do Recife”. Recife.

Goldsmith-Pinkham, Paul, and Guido W. Imbens. 2013. “Social Networks and the Identification of Peer Effects”. Journal of Business and Economic Statistics 31(3): 253–264.

Harris, Judith. R. 1995. “Where is The Child’s Environment? A Group Socialization Theory of Development.” Psychological Review 102(3): 458-486.

Lee, Lung-Fei. 2007. “Identification and Estimation of Econometric Models with Group Interactions, Contextual Factors and Fixed Effects.” Journal of Econometrics 140(2): 333–374.

Manski, Charles. F. 1993. “Identification of Endogenous Social Effects: The Reflection Problem.” The Review of Economic Studies 60(3): p. 531-542, July.

Mele, Angelo. 2010. “A Structural Model of Segregation in Social Networks.” NET Institute Working Papers 10-16. http://www.netinst.org/NET_Working_Papers.html

Patacchini, Eleonora, Edoardo Rainone, e Yves Zenou. 2011. “Dynamic Aspects of Teenage Friendships and Educational Attainment.” CEPR Discussion Paper No. DP8223, February. https://ssrn.com/abstract=1758432

Patacchini, Eleonora, e Giuseppe Venanzoni. 2014. “Peer Effects in the Demand for Housing Quality.” Journal of Urban Economics 83: 6–17.

Pinto, Cristine. C. X. 2008. “Semiparametric Estimation of Peer Effects.” PhD dissertation, University of California, Berkeley.

Recife, Prefeitura, e Pnud. 2005. “Metodologia de Divisão do Território do Recife Adotada no Atlas Municipal Do Desenvolvimento Humano.” In: Atlas do Desenvolvimento Humano no Recife.

Raposo, Isabel. P. A. 2015. “O Papel da Rede de Amizades e da Formação Aleatória de Turmas por Faixa Etária sobre o Desempenho”. Tese de Doutorado, Universidade Federal de Pernambuco.

Schneeweis, Nicole, e Winter-Ebmer, Rudolf. 2007. “Peer Effects in Austrian Schools.” Empirical Economics 32(2): 387-409.

Wentzel, Kathryn. R.; Carolyn M. Barry, e Kathryn A. Caldwell. 2004. “Friendships in Middle School: Influences on Motivation and School Adjustment.” Journal of Educational Psychology 96(2): 195-203.

Zimmer, Ron. 2003. “A New Twist in the Educational Tracking Debate.” Economics of Education Review, 22(3): 307-315.

Downloads

Publicado

30-06-2018

Edição

Seção

Artigo

Como Citar

Raposo, I. P. de A., & Gonçalves, M. B. C. (2018). A saúde dos amigos de sala de aula interfere no desempenho escolar do aluno?. Estudos Econômicos (São Paulo), 48(2), 311-337. https://doi.org/10.1590/0101-41614825irmc