Tamanho da turma e desempenho acadêmico dos universitários: evidências para a UFPB
DOI:
https://doi.org/10.1590/0101-41615014asePalavras-chave:
Tamanho da Turma, Endogeneidade, Desempenho AcadêmicoResumo
O objetivo do presente estudo consiste em investigar a relação entre o tamanho da classe e o desempenho acadêmico de estudantes do ensino superior. Para isso, utilizou-se dados administrativos da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), os quais contêm informações acadêmicas e socioeconômicas, como as notas dos alunos e o background familiar. Como estratégia empírica estimou-se um modelo de dados em painel, com a inclusão de efeitos fixos e dummmies para combinações de professor-semestre e disciplina-semestre, como forma de captar a influência de fatores não observados fixos e variantes do tempo, tendo em vista a endogeneidade do tamanho da turma. Empregou-se o método de Guimarães e Portugal (2009) para as estimativas na média e regressão quantílica para dados em painel presente em Koenker (2004). O coeficiente do tamanho da turma estimado pela média se mostrou estatisticamente não significativo, ao passo que as estimações por regressões quantílicas mostram um efeito negativo e significante para os alunos com pior desempenho e um efeito positivo aos estudantes com as melhores notas.
Downloads
Referências
Angrist, J. D.; Lavy, V. “Using Maimonides’ rule to estimate the effect of class size on scholastic achievement.” The Quarterly Journal of Economics 114, no. 2: 533-575, 1999.
Asadullah, M. N. “The effect of class size on student achievement: evidence from Bangladesh.” Applied Economics Letters 12, no. 4: 217-221, 2005.
Baltagi, B.; Egger, P; Pfaffermayr, M. “Panel data gravity models of international trade.” CESifo working papers, no. 4616, 2014.
Bandiera, O.; Larcinese, V; Rasul, I. “Heterogeneous class size effects: New evidence from a panel of university students.” The Economic Journal 120, no. 549: 1365-1398, 2010.
Bettinger, E.; Fox, L.; Loeb, S.; Taylor, E. “Changing distributions: How online college classes alter student and professor performance.” Working Paper, Stanford University, 2014.
Blatchford, P.; Bassett, P.; Brown, P. “Teachers’ and Pupils’ Behavior in Large and Small Classes: A Systematic Observation Study of Pupils Aged 10 and 11 Years. Journal of Educational Psychology 97, no. 3: 454, 2005.
Bressoux, P.; Kramarz, F.; Prost, Corinne. “Teachers’ training, class size and students’ outcomes: evidence from third grade classes in France.” Document de travail CREST, décembre, 2005.
Camargo, J. “O efeito do tamanho da turma sobre o desempenho escolar: uma avaliação do impacto da ‘enturmação’ no ensino fundamental do Rio Grande do Sul”. 2012.
Carneiro, A., Guimarães, P.; Portugal, P. “Real Wages and the Business Cycle: Accounting for Worker and Firm Heterogeneity”. Unpublished manuscript, 2008.
De Giorgi, G.; Pellizzari, M.; Woolston, W. G. “Class size and class heterogeneity.”
Journal of the European Economic Association 10, no. 4: 795-830, 2012.
De Paola, M.; Ponzo, M.; Scoppa, V. “Class size effects on student achievement: heterogeneity across abilities and fields.” Education Economics 21, no. 2: 135-153, 2013.
Ding, W.; Lehrer, S. F. “Experimental estimates of the impacts of class size on test scores: robustness and heterogeneity.” Education Economics 19, no. 3: 229-252, 2011.
Guimarães, P.; Portugal, P. “A Simple Feasible Alternative Procedure to Estimate Models with High-Dimensional Fixed Effects”, IZA DP No 3935, 2009
Harding, M.; Lamarche, Cs. “Estimating and testing a quantile regression model with interactive effects.” Journal of Econometrics 178: 101-113, 2014.
Hidalgo-Hidalgo, M. “On the optimal allocation of students when peer effects are at work: tracking vs. mixing.” SERIES, 2(1): 31-52, 2011.
Hill, Mary Callahan. “Class size and student performance in introductory accounting courses: Further evidence.” Issues in Accounting Education 13, no. 1: 47, 1998.
Hoxby, C. M. “The effects of class size on student achievement: New evidence from population variation.” The Quarterly Journal of Economics 115, no. 4: 1239-1285, 2000.
Koenker, R.; Bassett Jr., Gilbert. “Regression quantiles.” Econometrica: Journal of the Econometric Society (1978): 33-50.
Koenker, R.; NG, P. “SparseM: A sparse matrix package for R*.” Journal of Statistical Software 8, no.6: 1-9, 2003.
Koenker, R. “Quantile regression for longitudinal data.” Journal of Multivariate Analysis 91, no.1: 74-89, 2004.
Kokkelenberg, E. C.; Dillon, Michael; Christy, Sean M. “The effects of class size on student grades at a public university.” Economics of Education Review 27, no. 2: 221-233, 2008.
Krueger, A. B. “Economic considerations and class size.” The Economic Journal 113, no.
, 2003.
Machado, M. Pinto; Vera Hernandez, M. “Does class-size affect the academic performance of first year college students.” Retrieved March 30: 2011, 2008.
Martins, P.; Walker, I. “Student achievement and education production: a case study of the effect of class attendance.” mimeo, 2006.
Monks, J.; Schmidt, Robert M. “The impact of class size on outcomes in higher education.”
The BE Journal of Economic Analysis & Policy 11, no. 1, 2011.
Oliveira, J. M. de. “Custo-efetividade de políticas de redução do tamanho da classe e ampliação da jornada escolar: uma aplicação de estimadores de matching.” Rio de Janeiro: Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, 2010.
Shin, Y.; Raudenbush, S. W. “The causal effect of class size on academic achievement: Multivariate instrumental variable estimators with data missing at random.” Journal of Educational and Behavioral Statistics 36, no. 2: 154-185, 2011.
Urquiola, M. “Identifying class size effects in developing countries: Evidence from rural Bolivia.” The Review of Economics and Statistics 88, no. 1: 171-177, 2006.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Ana Cláudia Annegues da Silva, Sabino Porto Júnior, Erik Alencar de Figueiredo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A submissão de artigo autoriza sua publicação e implica o compromisso de que o mesmo material não esteja sendo submetido a outro periódico.
A revista não paga direitos autorais aos autores dos artigos publicados.