Tamanho da turma e desempenho acadêmico dos universitários

Evidências para a UFPB

Palavras-chave: Tamanho da Turma, Endogeneidade, Desempenho Acadêmico

Resumo

O objetivo do presente estudo consiste em investigar a relação entre o tamanho da classe e o desempenho acadêmico de estudantes do ensino superior. Para isso, utilizou-se dados administrativos da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), os quais contêm informações acadêmicas e socioeconômicas, como as notas dos alunos e o background familiar. Como estratégia empírica estimou-se um modelo de dados em painel, com a inclusão de efeitos fixos e dummmies para combinações de professor-semestre e disciplina-semestre, como forma de captar a influência de fatores não observados fixos e variantes do tempo, tendo em vista a endogeneidade do tamanho da turma. Empregou-se o método de Guimarães e Portugal (2009) para as estimativas na média e regressão quantílica para dados em painel presente em Koenker (2004). O coeficiente do tamanho da turma estimado pela média se mostrou estatisticamente não significativo, ao passo que as estimações por regressões quantílicas mostram um efeito negativo e significante para os alunos com pior desempenho e um efeito positivo aos estudantes com as melhores notas.

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Publicado
2020-03-09
Seção
Artigo