Efeitos de um sistema generalizado de correção monetária sob dois tipos de inflação com moeda passiva

Autores

  • Alfredo J. Canavese Autor

Resumo

Este trabalho investiga as consequências da imposisão de um sistema de indexação generalizado a todo o sistema econômico quando se segue uma política monetária de moeda passiva. Trabalha-se com duas hipóteses diferentes com respeito às causas da inflação:
i. pressões estruturais, e
ii. pressões pela disltribuição da renda.

Oonclui-se que, sob a hipótese i., a taxa da inflação tende para o infinito, enquanto que tal não se verifica sob a hipótese ii..
Opera-se com dois modelos dinâmicos e as ideias centrais podem ser resumidas como segue. Um sistema econômico que parece inflação estrutural e onde se segue uma política monetária de moeda passiva terá, na ausência de fricção, uma taxa de inflação que tenderá ao infinito; uma indexação generalizada elimina qualquer fricção natural; resulta dai, então, que os esquemas de indexação não podem se generalizar para toda a economia. Mais ainda, se o govemo deseja manter a taxa de inflação dentro do intervalo dos valores flnitos, deveras gerar as fricções necessárias; uma forma de fazê-lo consisite em controlar direta e rotativamente a alguns preços. Se a inflação nao correspondem causas estruturais, mas pressões pela distribuição de renda, o argumento anterior perde validade.

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

01-04-1978

Edição

Seção

Não definida

Como Citar

Canavese, A. J. (1978). Efeitos de um sistema generalizado de correção monetária sob dois tipos de inflação com moeda passiva. Estudos Econômicos (São Paulo), 8(1), 93-108. https://www.revistas.usp.br/ee/article/view/155924