Comercialização de leite fluido a preço reduzido para famílias urbanas de baixa renda na área metropolitana de São Paulo: uma avaliação

Autores

  • Hugo Amigo Autor
  • Lenise Mondini Autor

Palavras-chave:

Leite, Consumo familiar, Famílias de baixa renda, Condições sócio econômicas, Subsídios

Resumo

Este trabalho avalia o Programa de Comercialização de Leite Fluido, vendido 20% abaixo do preço normal de mercado, em duas comunidades da área periférica da cidade de São Paulo. Para isto utilizou-se uma amostra aleatória dos beneficiários comparada a uma amostra de tamanho similar de famílias não beneficiárias do programa que viviam nas mesmas condições. Para caracterizar o padrão de consumo de leite utilizou-se o método recordatório de 24 boras, medido em copos graduados. A adaptação familiar ao consumo de leite foi analisada entre as famílias com 100% de adequação de cálcio, segundo o Estudo Nacional da Despesa Familiar (ENDEF). Do ponto de vista sócio-econômico e demográfico as famílias participantes e não participantes do Programa são homogêneas, embora tivessem sido observadas algumas diferenças no nível de renda e no tamanho das famílias. O consumo de leite per capita (para todos os grupos etários) foi cerca de 100ml maior entre as famílias participantes do Programa, sendo igualmente superior entre estas (cerca de meio litro) a quantidade de leite comprada.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

AMIGO, C. H.; VIEIRA, J. L. T. M. & MONDINI, L Consumo alimentar e análise de alguns de seus fatores condicionantes, na Area metropolitana de São Paulo: 1975/1985. São Paulo, Coordenadoria de Abastecimento/IEA, 1986, (original, no prelo).

BOOG, M. C. F.; MOTTA, D. G. & BON, A. M. X. Alimentação natural: prós e contras. São Paulo, Ibrasa, 1985.

DIEESE. Taxa de ocupação cresce na Grande São Paulo. São Paulo, Boletim DIEESE, 5:22-34, jul. 1986.

FARINA, E. M. M. Q. O perfil do consumo de produtos lácteos. In: A regulamentação do mercado de leite e laticinios no Brasil. São Paulo, IPE/USP, 1983.

FOMON, S. & FILER, L. J. Leches y formulas. In: Nutricidn lnfantil:334-366, Ciudad de Mexico, 1976.

FUNDAÇAO INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATISTICA. Censo Demográfico: famílias e domicílios. In: . IX Recenseamento Geral do Brasil - 1980. Rio de Janeiro, 1983, v.1,16 nº 18.

FUNDAÇÃO INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATISTICA. Consumo em cálcio por classes de despesa. Tabulações Especiais. Rio de Janeiro, 1983.

MITCHELL, H. S. et alii. Estabelecimento de normas e padrões nutricionais. In: Nutrição. Rio de Janeiro, Interamericana, 1978.

ORGANIZACION DE LAS NACIONES UNIDAS PARA LA AGRICULTURA Y LA ALIMENTACI6N. Manual sobre necesidades nutricionales del hombre. Roma, 1975.

SIEGEL, S. Estatistica nao paramdtrica. Rio de Janeiro, Mac Graw Hill, 1975.

STEFANINI, M. L. R.; LERNER, B. R. & FARIA, Z. Nutrição do pré-escolar e escolar. São Paulo, Instituto de Saúde, 1979.

Downloads

Publicado

01-06-1988

Edição

Seção

Não definida

Como Citar

Amigo, H., & Mondini, L. (1988). Comercialização de leite fluido a preço reduzido para famílias urbanas de baixa renda na área metropolitana de São Paulo: uma avaliação. Estudos Econômicos (São Paulo), 18(2), 305-318. https://www.revistas.usp.br/ee/article/view/157442