Comercialização de leite fluido a preço reduzido para famílias urbanas de baixa renda na área metropolitana de São Paulo: uma avaliação
Palavras-chave:
Leite, Consumo familiar, Famílias de baixa renda, Condições sócio econômicas, SubsídiosResumo
Este trabalho avalia o Programa de Comercialização de Leite Fluido, vendido 20% abaixo do preço normal de mercado, em duas comunidades da área periférica da cidade de São Paulo. Para isto utilizou-se uma amostra aleatória dos beneficiários comparada a uma amostra de tamanho similar de famílias não beneficiárias do programa que viviam nas mesmas condições. Para caracterizar o padrão de consumo de leite utilizou-se o método recordatório de 24 boras, medido em copos graduados. A adaptação familiar ao consumo de leite foi analisada entre as famílias com 100% de adequação de cálcio, segundo o Estudo Nacional da Despesa Familiar (ENDEF). Do ponto de vista sócio-econômico e demográfico as famílias participantes e não participantes do Programa são homogêneas, embora tivessem sido observadas algumas diferenças no nível de renda e no tamanho das famílias. O consumo de leite per capita (para todos os grupos etários) foi cerca de 100ml maior entre as famílias participantes do Programa, sendo igualmente superior entre estas (cerca de meio litro) a quantidade de leite comprada.
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