Modernização agrícola, proporções econômicas e balanço de pagamentos em economia atrasadas: uma nota com enfoque das equações marxistas de reprodução ampliada

Autores

  • Newton Bueno Autor

Palavras-chave:

Modelos de crescimento, Modernização agrícola, Crescimento econômico, Balanço de pagamentos

Resumo

O propósito deste trabalho é mostrar que o processo de modernização agrícola tradicional não produz um crescimento auto-sustentado do produto global em economias atrasadas. Essas economias apresentam caracteristicamente baixos níveis de renda nacional e produtividade do trabalho, aliados A dependência de insumos produtivos importados. A principal conclusão a que se chega é a de que o processo de modernização tradicional na agricultura produz desproporções na estrutura produtiva das economias atrasadas, as quais só podem ser sancionadas por deficits crescentes no balanço de pagamentos. Como, entretanto, a capacidade de financiar esses deficits é limitada, o processo de crescimento baseado na modemização agrícola tradicional tende a sofrer solução de continuidade. O argumento é desenvolvido em bases exclusivamente teóricas, apoiadas nas equações marxistas de reprodução ampliada, posteriormente expandidas por Oskar Lange.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

HAYAMI, Y. & RUTTAN, V. W. Agricultural development: an international perspective. Baltimore and London, The John Hopkins Press, 1971.

LANGE, O. Teoria de la reproducidn ydeia acumulacidn. Caracas e Barcelona, Ariel, 1970.

NICHOLLS, W. H. An Agricultural surplus as a factor in economic development The Journal of Political Economy, LxX(1), 1963.

Downloads

Publicado

01-09-1988

Edição

Seção

Não definida

Como Citar

Bueno, N. (1988). Modernização agrícola, proporções econômicas e balanço de pagamentos em economia atrasadas: uma nota com enfoque das equações marxistas de reprodução ampliada. Estudos Econômicos (São Paulo), 18(3), 407-416. https://www.revistas.usp.br/ee/article/view/157450