Heterogeneidade no setor informal: um estudo de microunidades produtivas em Aracajú e Teresina

Autores

  • Renato Duarte Autor

Palavras-chave:

Setor informal, Heterogeneidade da estrutura produtiva, Microunidades produtivas, Cidades de porte médio, Economia urbana

Resumo

O estudo analisa o setor informal, a partir da ótica das microunidades de produção, e detalha, com base em informações procedentes de um estudo de campo em duas cidades nordetinas de orte médio, as características dessas formas de organização da produção entre e intra cinco setores econômicos: indústria, comércio, serviços, transporte e construção. . A pesquisa demonstra que exlste uma grande heterogeneidade entre e intra-setores no que se refere ao número
médio de trabalhadores empregados, A jornada semanal de trabalho, ao faturamento médio mensal, à política de flxação de preços, entre outras. Além disso, os resultados apontam a Importãncia do setor Informal como estratégia de sobrevlvência em períodos de crlse econômlca e que o tamanho médio da microunidade Informal guarda proporclonalldade com o tamanho da economia urbana. 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ANDRADE, Thompson A. Decentralization from large to small and intermediate cities: a critical view. In: MATHUR, Om Prakash (ed.), Small cities and national development Nagoya (JapSo) UNCRD, 1982,

ARAUJO, Tarcísio P. & SOUZA, Aldemir V. A heterogeneidade dos mercados de trabalho em economias

subdesenvolvidas; uma discussão sobre o conceito de setor informal. In: DUARTE, Renato (org.), Emprego e renda na economia informal da América Latina. Recife, Massangana, 1984.

CAVALCANTI, Clóvis. Economia oculta, pequena produção, mercado informal ou circuito inferior tentativa de precisar urn conceito para o setor informal. Ciência e Cultura, 39{5/6):499-504, maio/jun. 1987.

CAVALCANTE, Clóvis & DUARTE, Renato. A procura de espaço na economia urbana: o setor informal de Fortaleza. Recife, SUDENE/FUNDAJ/MTb, 1980a.

CAVALCANTE, Clóvis & Duarte. Setor informal de Salvador dinheiro, natureza e significado. Recife, SUDENE/FUNDAJ/MTb, 1980b.

CNPU. Política urbana: programa para cidades de porte médio. Rio de Janeiro, Planejamento e Desenvolvimento, Ano 3, Nº 36:30-25, maio 1976.

DUARTE, Renato. Setor informal e absorção de migrantes em cidades de porte médio: os casos de Aracaju e Teresina. Cademos de Estudos Sociais, 4(1):55-83, jan./jun. 1988.

FIBGE. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios - 1984. Vol. 8, Tomo 1. Rio de Janeiro, 1985.

FUNDAJ/INPSO/ECONO. Investigaçã sobre o setor informal na RMR: os trabalhadores autonômos de

baixa (oferta e demanda de pequenos serviços). Recife, jul. 1986.

G. NETO, Leonardo. O emprego no nordeste: sugestoes de políticas. Revista Econõmica do Nordeste,

(3), jul./sel 1982.

JATOBA, Jorge. Desenvolvimento regional, crise e mercado de trabalho: o caso brasileiro com especial atenção para o nordeste - 1981/83. Revista Econômica do Nordeste, 76(4);517-561, oul/dez. 1985.

MINTER. II Piano Nacional de Desenvolvimento - 1975/79. Recife, Programa de Ação do Govemo para o Nordeste, 1975.

SOUZA, Aldemir V. & ARAUJO, Tarcisio P. Apoio à microempresa: limites do possível. Recife, SUDENE/Massangana, 1983.

UNCRD/DSE. The role ofthe informal sectorin urban development Villa Borsig Communique, fev. 1985.

Downloads

Publicado

01-12-1989

Edição

Seção

Não definida

Como Citar

Duarte, R. (1989). Heterogeneidade no setor informal: um estudo de microunidades produtivas em Aracajú e Teresina. Estudos Econômicos (São Paulo), 19(Especial), 99-123. https://www.revistas.usp.br/ee/article/view/157623