O Brasil no mercado mundial de armamentos

Autores

  • Raul de Gouvea Neto Autor

Palavras-chave:

Indústria bélica, Promoção de exportações, Competitividade, Tecnologia de uso dual, Motivações políticas e econômicas

Resumo

Este trabalho pesquisou o crescimento e desenvolvimento da indústria bélica brasileira através da análise de fatores políticos e econômicos. Três fatores políticos induziram o Brasil ao desenvolvimento de uma indústria de armamento: o desejo de tomar o país auto-suficiente e independente de pressões de fornecedores externos; a crença de que o desenvolvimento de uma indústria belica dinâmica e competitiva ampliaria o grau de influência do Brasil na América Latina, África e Ásia; uma indústria belica internacionalmente competitiva serviria para mostrar a competência e eficiência da elite dirigente militar. Do lado econômico, alguns fatores contribuíram para o crescimento da indústria nacional: a
estratégia de substituição de importações; a estratégia de promoção de exportações implementada no final dos anos 1960 e ínicio dos anos 1970; a crescente enfase no desenvolvimento de tecnologias nacionais nos anos 1970 e o uso de tecnologia dual. 

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Publicado

01-09-1990

Edição

Seção

Não definida

Como Citar

Gouvea Neto, R. de. (1990). O Brasil no mercado mundial de armamentos. Estudos Econômicos (São Paulo), 20(3), 407-437. https://www.revistas.usp.br/ee/article/view/158286