Robbins e a Economia como ciência da ação utilitária

Autores

  • Eleutério F. S. Prado Autor

Palavras-chave:

Racionalidade, Ação econômica, Definição de Economia, Metodologia da Economia, Teoria Neoclássica

Resumo

Lionel Robbins ficou conhecido principalmente por ter proposto, na década dos trinta, que a Economia deveria ser compreendida como esfera da ação utilitária. Assim, ele define a ciência não por seu objeto, o sistema econômicos, e não pelo que o sistema produz, a riqueza, mas pela conduta intencional do agente econômico, este alocador de meios escassos entre fins alternativos. Examinando os seus argumentos, que se revelam ou dogmáticos ou circulares, procura-se mostrar que ele falha em seu propósito de fundamentar a teoria neoclássica. Sugere-se, em adição, que a comensuração subjetiva é uma ficção cuja origem lógica é a hipóstase e a subjetivação do gênero utilidade. 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

BOHM-BAWERK, E. Teoria positiva do capital, vol. 1. Coleção Os Eoonomistas. São Paulo, Nova Cultural, 1986.

DAVIS, J. B. Sraffa, Wittgenstein and neoclassical economics. Cambridge Journal of Economics, 12: 29-36, 1988.

HABERMAS, J. Teoria de la accion comunicativa - racionalidad de la accion y racionalizacion social. Madrid, Taurus, 1987.

MARSHALL, A. Princípios de economia - tratado introdutório. Coleção Os Economistas. São Paulo, Abril Cultural, 1982.

PRADO, E. F. S. Stuart Mill e o homem econômico ir-radonal. In: BIANCHI, Ana Maria (org.). Questões de método na clíncia econômica. São Paulo, IPE-USP, 1986.

PRADO, E. F. S. Um estudo sobre a compreensão da economia como ciência. Tese de Livre-Docência. São Paulo, FEA-USP, 1989.

STUART MILL, J. Da definição de economia política e do método de investigação própria a ela. In: Bentham, StuartMill. Coleção Os Pensadores, São Paulo, Abril Cultural, 1974.

ROBBINS, C.An essay on the nature and significance of economic science. Londres, MacMillan Press, 1969.

Downloads

Publicado

01-12-1990

Edição

Seção

Não definida

Como Citar

Prado, E. F. S. (1990). Robbins e a Economia como ciência da ação utilitária. Estudos Econômicos (São Paulo), 20(Especial), 59-74. https://www.revistas.usp.br/ee/article/view/158296