Mudanças estruturais e o ajustamento do mercado de trabalho no Brasil e na década de oitenta

Autores

  • Maria Cristina Cacciamali Autor

Palavras-chave:

mudanças estruturais, emprego, mercado de trabalho

Resumo

Este trabalho aborda as mudanças estruturais do produto entre 1980 e 1990 e os processos de ajustamento na educação e nos níveis de rendimento da força de trabalho nesse período. Entre os resultados apontados destacam-se, por
um lado, os desempenhos positivos dos setores agropecuário e de serviços e, por outro. o aumento dos empregados a margem da regulamentação do mercado de trabalho - ou seja, contratados sem registro em carteira de trabalho  e a expansão dos trabalhadores por conta própria.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

CACCIAMALI, M. C. Emprego e crise no Brasil. //;;ROCCA, G. A. et al. (eds.), Brasil 1980: os desafios da crise econômica. São Paulo: IPE, 1988a.

CACCIAMALI, M. C. Aspecto da distribuição da renda no Brasil. In: BENEVIDES, D. (org.). Manual da Economia. São Paulo: Saraiva, 1988b.

CACCIAMALI, M. C. Em busca da recriação do marco regulador do mercado de trabalho. Genebra: International Institute of Labour Studies. 1991a.

CACCIAMALI, M. C. Ajustamento do mercado de trabalho no Brasil durante a década de oitenta. In: LAVINAS,L. et al. A reestruturação do espaço regional e urbano no Brasil. ANPUR/CAEN/CEDEPLAR. (no prelo)

CAMARGOJ. M. & GIAMBIAGI, F- A distribuição da renda no Brasil. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1991.

FIBGE. Pesquisa nacional por amostra de domicílios e Pesquisa mensaI de emprego. RJ. (diversos anos).

FIBGE. Censos demográficos de 1970 e 1980. Rio de Janeiro.

Downloads

Publicado

01-12-1992

Edição

Seção

Não definida

Como Citar

Cacciamali, M. C. (1992). Mudanças estruturais e o ajustamento do mercado de trabalho no Brasil e na década de oitenta. Estudos Econômicos (São Paulo), 22(Especial), 133-150. https://www.revistas.usp.br/ee/article/view/158901