Plano real, serviços públicos e regulação

Autores

  • José Luiz Lima Autor
  • José Francisco de Lima Gonçalves Autor

Palavras-chave:

infra-estrutura, monopólio natural, regulação, poder concedente

Resumo

A adoção de um programa de estabilização baseado na fixação da taxa de câmbio nominal por algum tempo e na manutenção de alguma defasagem cambial real a médio prazo tem justificado a enfase do govemo e de alguns parceiros nas chamadas reformas destinadas a reduzir o custo Brasil. Algumas dessas reformas envolvem o padrão de financiamento, operação e expansão da infra-estrutura. Os autores tentam mostrar que, no piano da teoria micro, as inovações das últimas décadas não chegam a constituir simples negação do referencial relativo a monopólios naturais e sua regulação. Ao contrário, preocupações de ordem financeira que aparecem na teoria recente sugerem a necessidade de amplo aprofundamento nos mecanismos de regulação, com ou sem privatização dos atuais ativos da infra-estrutura no Brasil. A partir da identificação dos traços principais da evolução dos mecanismos de financiamento, expansão e
regulação da infra-estrutura no Brasil, os autores sugerem a necessidade de uma estratégia de capacitação e fortalecimento dos órgãos reguladores.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ABRANCHES, Sergio H. A questão da empresa estatal - economia, política e interesse público. Revista de Administração de Empresas, Rio de Janeiro: FGY v. 19, n. 4, out-dez/1979.

AMADEO, E. J. Verdoom e o "Custo Brasil". FSP, 14/01/96.

BAUMOL, W J., PANZAR, J. C. &WILLIG, R. D. Contestable markets and the theory of industry structure. New York: Harcourt Brace, 1982.

BERG, S. V & TSCHIRTART, J. Natural monopoly regulation: principles and practice. New York: Cambridge University Press, 1988.

LESSA, Carlos. A estratégia de desenvolvimento, 1974-76: sonho e fracasso. Tese de Doutorado, Rio de Janeiro: FEA-UFRJ, 1978.

MARTINS, Luciano. A Revolução de 1930 e seu significado politico. In: Revolução de 1930. Brasília: Editora UNB. (Coleção Temas Brasileiros).

MINSKY John Maynard Keynes. New York: Columbia University Press, 1975.

MOSF1ER, W. E. &CRAWFORD, F. G. Public utilities regulation. New York: Harper & Bros, 1933.

PUBLISHERS & GLAESER, M. Public utilities in american capitalism. New York; The MacmillanCo, 1957.

TIROLE, J. The theory ofindustrial organization. Cambridge: MIT Press, 1989.

TRAIN, K.E. Optimal regulation. The economic theory of natural monopoly. Cambridge: MIT Press, 1994.

Downloads

Publicado

01-12-1995

Edição

Seção

Não definida

Como Citar

Lima, J. L., & Gonçalves, J. F. de L. (1995). Plano real, serviços públicos e regulação. Estudos Econômicos (São Paulo), 25(Especial), 129-149. https://www.revistas.usp.br/ee/article/view/161086