Previsão do consumo agregado: o papel de índices de confiança do consumidor

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1980-53575221pfg

Palavras-chave:

Consumo agregado, Índices de confiança do consumidor, Previsão, Ponderação bayesiana de modelos

Resumo

Este artigo investiga se os índices de confiança do consumidor podem melhorar as projeções do consumo agregado no Brasil, levando em conta informações dos fundamentos econômicos contidas em defasagens de indicadores financeiros e das taxas de crescimento do PIB e do volume de crédito às famílias. Nesse contexto, permitimos estruturas de defasagens distintas entre os potenciais preditores do consumo, o que dá origem a um grande espaço de potenciais modelos. Usamos, então, técnicas de ponderação bayesiana de modelos como uma estratégia agnóstica para lidar com a inerente incerteza sobre o modelo. Esta abordagem nos permitiu investigar quais regressores podem ser considerados robustos. Os resultados sugerem que PIB, crédito às famílias, retorno do mercado acionário e indicadores de confiança dos consumidores apresentam um potencial preditivo robusto na análise dentro da amostra. Finalmente, os resultados fora da amostra sugerem um papel não desprezível para os índices de confiança do consumidor na previsão da taxa de crescimento do consumo agregado no Brasil, especialmente em horizontes de previsão curtos.

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Biografia do Autor

Patricia Felini, OLX Brasil

Mestre em Economia

Fábio Augusto Reis Gomes, Universidade de São Paulo.Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto

Professor

Gian Paulo Soave, Universidade Federal da Bahia

Professor

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2022-06-30

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