Absenteísmo docente em escolas públicas paulistas: dimensão e fatores associado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/0101-41615136ptlh

Palavras-chave:

Absenteísmo docente, Assiduidade docente, Falta de professor

Resumo

Esse é o primeiro artigo da literatura brasileira que analisa fatores associados ao absenteísmo docente. Utilizamos informações administrativas da rede estadual paulista, Censo Escolar e SARESP 2007 e estimamos um modelo de contagem que relaciona as faltas dos professores aos seus atributos, às características das escolas e dos alunos. Nesse ano letivo, 71% dos profissionais ausentaram-se pelo menos uma vez ao trabalho e 26 dias letivos foram perdidos na instituição mediana. Os resultados mostram que as faltas estão associadas a problemas de saúde, ao custo de oportunidade e as chances de ser punido. Unidades escolares com alunato mais pobre e más condições de trabalho sofrem mais com as ausências. Há evidências de que o ambiente institucional afete a decisão de faltar. Efeitos heterogêneos mostram que políticas para reduzir o absenteísmo devem levar em conta o perfil da escola e do professor.

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Biografia do Autor

Priscilla Tavares, Fundação Getúlio Vargas. Escola de Economia de São Paulo

Professora

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2021-09-30

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Artigo