Efeitos da concorrência potencial: o caso do ato de concentração Gol-Webjet
DOI:
https://doi.org/10.1590//1980-53575435ffgrPalavras-chave:
Concorrência Potencial, Atos de Concentração, Aquisições, Setor AéreoResumo
O presente estudo analisa os impactos, em termos de preços, decorrentes da exclusão de um concorrente potencial no setor aéreo brasileiro. Não obstante a relevância desse tipo de pressão competitiva, as análises concorrenciais têm um foco mais voltado para a concorrência efetiva, fazendo com que a concorrência potencial ainda seja um tema pouco explorado pela literatura empírica. Buscando preencher essa lacuna, o presente estudo analisa os impactos decorrentes da aquisição da empresa Webjet pela empresa Gol, em 2012, tendo como foco de investigação a concorrência potencial. Antes de ser adquirida, a Webjet exercia tanto o papel de concorrente efetiva da Gol, em algumas rotas, como o papel de concorrente potencial, noutras. Assim, nesse contexto, foi possível comparar as tarifas aéreas antes e após a operação nessas rotas, e estimar os impactos decorrentes dessa retirada de concorrência potencial. Para essa análise, aplicou-se o método de diferenças em diferenças, utilizando os dados de tarifas aéreas da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) referentes aos períodos pré e pós-operação. Os resultados indicam a ocorrência de aumentos de preços nessas rotas, que variam de 7,68% a 16,42%, a depender do modelo utilizado. Esses resultados evidenciam, portanto, a importância de se levar em consideração os efeitos da concorrência potencial nas análises de fusões e aquisições.
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