Ciclos clássicos num ambiente de racionalidade limitada

Autores

  • Jaylson Jair da Silveira Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências e Letras. Departamento de Economia Autor

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0101-41612003000400004

Palavras-chave:

ciclos clássicos, jogo evolucionário, racionalidade limitada

Resumo

O presente trabalho toma como ponto de partida o modelo macrodinâmico de Richard M. Goodwin, apresentado no clássico artigo A Growth Cycle (1967). Neste modelo a interação entre distribuição de renda e acumulação de capital gera um ciclo de crescimento que oscila em torno de uma trajetória de crescimento equilibrado. O objetivo do presente trabalho é investigar a possibilidade de existência de ciclos goodwinianos com heterogeneidade de salários e de taxas de lucro. Essa análise é realizada considerando o processo de concorrência entre trabalhadores num ambiente de racionalidade limitada. Para formalizar o processo de concorrência entre trabalhadores foram utilizados dois recursos: (i) a alegoria das ilhas, que tem sido amplamente adotada na macroeconomia moderna, a fim de apreender situações de informação imperfeita; e (ii) os instrumentos analíticos desenvolvidos pela teoria dos jogos evolucionários aplicada a ambientes sociais. O modelo construído combina o modelo de Goodwin com uma formalização estilizada do fluxo de trabalho como um processo de imitação num ambiente de racionalidade limitada (dinâmica de replicação num contexto social). Neste modelo demonstra-se a possibilidade de o sistema econômico não convergir para um estado de equilíbrio de longo prazo e a possibilidade do sistema econômico convergir para um ciclo goodwiniano caracterizado por heterogeneidade de salários e de taxas de lucro.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

GOODWIN, R. M. A growth cycle. In: FEINSTEIN, C. H. (ed.), Socialism, capitalism and economic growth: Essays presented to Maurice Dobb. Cambridge: Cambridge University Press, 1967.

GOODWIN, R. M.; KRÜGER, M.; VERCELLI, A. (eds.). Nonlinear models of fluctuating growth. Berlin: Springer-Verlag, 1984. (Lecture notes in economics and mathematical systems, n. 228).

GUCKENHEIMER, John; HOLMES, Philip. Nonlinear oscillations, dynamical systems, and bifurcations of vector fields. 3. ed. New York: Springer-Verlag, 1990.

HOFBAUER, J.; SIGMUND, K. Evolutionary games and population dynamics. Cambridge: Cambridge University Press, 1998.

SATO, Yoshikazu. Marx-Goodwin Growth cycles in a two-sector economy. Zeitschrift für Nationalökonomie, v. 45, n. 1, p. 21-39, 1985.

SAMUELSON, L. Evolution games and equilibrium selection. Cambridge: MIT Press, 1997.

SILVEIRA, Jaylson Jair da. Ciclos goodwinianos e o processo de concorrência num ambiente de racionalidade limitada: uma análise a partir da teoria dos jogos evolucionários. 2001. Tese (Doutorado) - Instituto de Pesquisas Econômicas, Universidade de São Paulo, São Paulo.

VEGA-REDONDO, F. Evolution, games and economic behaviour. Oxford: Oxford University Press, 1996.

WEIBULL, J. W. Evolutionary game theory. Cambridge: MIT Press, 1995.

Downloads

Publicado

01-12-2003

Edição

Seção

Não definida

Como Citar

Silveira, J. J. da. (2003). Ciclos clássicos num ambiente de racionalidade limitada. Estudos Econômicos (São Paulo), 33(4), 701-734. https://doi.org/10.1590/S0101-41612003000400004