Educational system, income inequality and growth: the median voter's decision

Autores

  • Joilson Dias Universidade Estadual de Maringá Autor

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0101-41612005000100003

Palavras-chave:

educação, desigualdade de renda, crescimento

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar a utilização da política educacional no longo prazo como mecanismo para a redução da desigualdade de renda entre famílias de renda baixa, mediana e alta. Se a decisão sobre a política for endogeneizada, de acordo com o teorema do eleitor mediano, os resultados são os seguintes: i) o sistema educacional público para todos, apesar de garantir convergência de renda, produz uma menor taxa de crescimento da renda do eleitor mediano; ii) a combinação público-privado (sistema educacional híbrido) permite uma maior taxa de crescimento da renda do eleitor mediano, no entanto a desigualdade de renda é inerente a este sistema. Como resultado final, o eleitor mediano irá escolher o sistema público-privado, pois o crescimento da sua renda é maior, o que pode explicar a persistência e as diferenças na desigualdade de renda das economias.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ACEMOGLU, D. Why technologies complement skills? Directed technical

change and wage inequality. Quarterly Journal of Economics, v.113, n. 4, p. 1055-1089, 1998.

BARRO, R. J.; LEE, J. W. Losers and winners in economic growth. Working Paper 4341, NBER, 1993.

BARROS, R. P.; LAM, D. Desigualdade de renda, desigualdade em educação e escolaridade das crianças no Brasil. Pesquisa e Planejamento Econômico, v. 23, n. 2, p. 191-218, 1993.

BENHABIB, J.; SPIEGEL, M. M. The role of human capital in economic development evidence from aggregate cross-country data. Journal of Monetary Economics, v. 34, n. 1, p. 143-173, 1994.

BLACK, D. The theory of commitees and elections. Cambridge: Cambridge University Press, 1958.

BOWEN, H. R. The interpretation of voting in the allocation of economic resources. Quarterly Journal of Economics, v. 58, n. 1, p. 27-48, 1943.

CHIANG, A. C. Elements of dynamic optimization. New York: McGraw-Hill, Inc., 1992.

DIAS, J. The quantum of knowledge theory. Revista Brasileira de Economia, v. 49, n. 1, p. 109-126, 1995.

CHIANG, A. C. Crescimento econômico estocástico: a teoria do quantum de conhecimento. Pesquisa e Planejamento Econômico, v. 26, n. 1, p. 27-54, 1996.

DIAS, J.; McDERMOTT, J. Aggregate threshod effects and the importance

of human capital in economic development. SBE-XXV Encontro Brasileiro de Econometria, Porto Seguro, 2003.

DOWRICK, S. Technological catch up and diverging incomes: patterns of economic growth 1960-88. The Economic Journal, v. 102, n. 3, p.600-610, 1992.

CHIANG, A. C. Dynamic optimization. New York: McGraw-Hill, 1992.

GLOMM, G.; RAVIKUMAR, B. Public versus private investment in human capital: endogenous growth and income inequality. Journal of Political Economy, v. 100, n. 4, p. 818-834, 1992.

HANUSHEK, E. A.; KIMKO, D. Schooling, labor-force quality, and the growth of nations. The American Economic Review, v. 90, n. 5, p. 1184-1208, 2000.

JALLADE, J. P. Educação de primeiro grau e desigualdade de renda no Brasil: perspectivas a longo prazo. Pesquisa e Planejamento Econômico, v. 8, n. 3, p. 561-598, 1978.

LAM, D.; LEVISON, D. O declínio na desigualdade da escolaridade no Brasil e seus efeitos na desigualdade de rendimentos. Revista de Econometria, v. 10, n. 2, p. 243-278, 1990.

LEVINE, R.; RENELT, D. A sensitivity analysis of cross-country growth regressions. The American Economic Review, v. 82, n. 4, p. 942-963, 1992.

LUCAS, R. On the mechanics of economic development. Journal of Monetary Economics, v. 22, n. 1, p. 3-42, 1988.

MANKIW, N. G.; ROMER, D.; WEIL, D. N. A contribution to the empirics of economic growth. The Quartely Journal of Economics, v. 107, n. 2, p. 407-437, 1992.

MILANOVIC, B. The median-voter hyphotesis, income inequality, and income redistribution: an empirical test with the required data. European Journal of Political Economy, v. 16, n. 3, p. 367-410, 2000.

PERSSON, T.; TABELLINI, G. Is inequality harmful for growth? The American Economic Review, v. 84, n. 3, p. 600-621, 1994.

REBELO, S. Long-run policy analysis and long-run growth. Journal of Political Economy, v. 96, n. 2, p. 500-521, 1991.

ROMER, P. Increasing returns and long-run growth. Journal of Political Economy, v. 94, n. 3, p. 1002-1037, 1986.

SOUZA, A. M. Educational policies: efficiency and equity issues. Revista Brasileira de Economia, v. 48, n. 4, p. 411-420, 1994.

SYLVESTER, K. Can education expenditure reduce income inequality? Economics of Education Review, v. 21, n. 1, p. 43-52, 2002.

Downloads

Publicado

01-03-2005

Edição

Seção

Não definida

Como Citar

Dias, J. (2005). Educational system, income inequality and growth: the median voter’s decision . Estudos Econômicos (São Paulo), 35(1), 81-100. https://doi.org/10.1590/S0101-41612005000100003