A relação entre educação pré-primária, salários, escolaridade e proficiência escolar no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.1590/S0101-41612009000400005Palavras-chave:
Creche, pré-escola, ciclos escolares, proficiência escolar, saláriosResumo
Neste artigo analisamos a relação entre a educação pré-primária (creche e pré-escola) e os salários, a escolaridade e a proficiência escolar no Brasil, utilizando dados da PPV e do SAEB. Os resultados mostram que a pré-escola tem uma relação positiva e significante com a conclusão dos quatro ciclos escolares, com efeito marginal crescente nos três primeiros, e que a creche tem relação positiva e significante apenas com a conclusão do ensino médio e do ensino universitário. Além disso, a pré-escola está associada com um aumento de 1 ano e meio de escolaridade e de 16% na renda, independentemente da sua relação com a educação. Finalmente, os alunos que frequentaram a pré-escola têm um desempenho escolar melhor, medido por testes de proficiência, na 4ª e 8ª séries do ensino fundamental e na 3ª série do ensino médio.Downloads
Referências
Behrman, J.; Cheng, Y.; Todd, P. Evaluating pre-school programs when
length of exposure to the program varies: a nonparametric approach. Review of
Economics and Statistic, v. 86, n. 1, p. 108-132, 2004.
Berger, L.; Paxson, C.; Waldfogel, J. Income and child development.
(Unpublished manuscript).
Berlinski, S.; Galiani, S. The effect of a large expansion of pre-primary school
facilities on preschool attendence and maternal employment. 2005. Unpublished manuscript.
Berlinski, S.; Galiani, S; Gertler , P. Public pre-primary schooling and primary school
performance. 2005. Unpublished manuscript.
Berlinski, S.; Galiani, S. The effect of pre-primary education on primary school performance. Econ-Papers, Feb. 2006.
Blau , D. M. The effect of income on child development. Review of Economics and Statistic, v. 81, n. 2, p. 261-276, 1999.
Carneiro, P.; Heckman, J. Human capital policy. Cambridge, MA: National Bureau of Economic Research, 2003. (Working Paper, 9495).
Carneiro, P.; Cunha, F.; Heckman J. J. Interpreting the evidence of family influence on child development. Economics of Early ChildHood Conference, Minneapolis Fed, Oct. 2003.
Cunha, F.; Heckman, J.; Lochner, L.; Masterov , D. Interpreting the evidence on life cycle skill formation. Cambridge, MA, NBER, 2005. (Working Paper, 11331).
Currie, J.; Thomas, D. Early test score, socioeconomic status and future outcomes.
Cambridge, MA: National Bureau of Economic Research, 1999. (Working Paper, 6943).
Currie, J.; Thomas, D. Early childhood education programs. Journal of Economic Perspectives, 145, p.213-238, 2001.
Garces, E.; Thomas, D.; Currie, J. Longer-term effects of head start. The American Economic Review, v. 92, n. 4, p. 999-1012, 2002.
Gertler , P. J.; Fernald, L.C. The medium term impact of oportunidades on child development in rural areas. 2004. Unpublished manuscript.
Heckman, James J. Lessons from the technology of skill formation. NBER, 2005. (Working Paper, 11142).
Paxson, C.; Schady, N. Cognitive development among young children in Ecuador:
the holes of wealth, health and parenting. Washington, D.C., Policy Research World Bank, 2005. (Working Paper, n. 3605).
Robertson , D.; Symons, J. Do peer groups matter? Peer group versus schooling
effects on academic attainment. Economica, 70, p. 31-53, 2003.
Schady, N. Early childhood development in Latin America and the Caribbean. World
Bank Policy Research, March 2006. (Working Paper, 3869).
Taylor, B.; Dearing, E.; McCartne y, K. Incomes and outcomes in early
childhood. Journal of Human Resources, v. 39, n. 4, p. 980-1007, 2004.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2009 Andréa Zaitune Curi, Naércio Aquino Menezes-Filho
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A submissão de artigo autoriza sua publicação e implica o compromisso de que o mesmo material não esteja sendo submetido a outro periódico.
A revista não paga direitos autorais aos autores dos artigos publicados.
O detentor dos direitos autorais da revista é o Departamento de Economia da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da Universidade de São Paulo.