Descentralização e financiamento da educação brasileira: uma análise comparativa, 1930-1964

Autores

  • Thomas H. Kang Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Autor

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0101-41612011000300004

Palavras-chave:

história econômica, descentralização, financiamento da educação, capital humano

Resumo

Entre 1930 e 1964, um período de rápido crescimento econômico no Brasil, a expansão do ensino primário foi muito aquém do suficiente para superar o relativo atraso educacional. Este artigo sustenta não apenas que houve pouco interesse dos governos, como também que a estrutura administrativa e de financiamento da educação primária foi também responsável pela manutenção do atraso. A administração do ensino primário era de responsabilidade estadual, mas o governo federal, que detinha grande parte da receita tributária, não financiava adequadamente os estados. A comparação com o caso dos Estados Unidos parece apoiar as conclusões desse trabalho.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

Astorga, P., Bergés, A., Fitzgerald, V. (2005), The standard of living in Latin America during the Twentieth Century. Economic History Review. v. 58, n. 4, p. 765-796, nov.
Baiocchi, G. (2005), Inequality and innovation: decentralization as an opportunity structure in Brazil. In: Bardhan, P., Mookherjee, D. Decentralization and Local Governments in Developing Countries: A Comparative Perspective. Cambridge, MA: MIT Press.
Barbosa, R. (1883), Obras completas, v. 10. Rio de Janeiro: Ministério da Educação e Saúde, 1947.
Bardhan, P. (2002), Decentralization of governance and development. Journal of Economic Perspectives, v. 16, p. 185-205.
Bardhan, P., Mookherjee, D. (2000), Capture and governance at the local and national levels. American Economic Review, v. 90, n. 2, p. 135-9.
Bardhan, P., Mookherjee, D. (2006), Decentralization, corruption, and government accountability: an overview. In: Rose-Ackerman, S. International Handbook on the Economics of Corruption. Cheltenham: Edward Elgar Publishing.
Barro, R., Lee, J.-W. (2000), International data on educational attainment: updates and implications. CID Working Paper No. 42, April.
Bergés, A. (2009), Vertical and horizontal inequalities in human capital: educational attainment and literacy in Latin America during the Twentieth Century. Apresentado na mini-conferência A Comparative Approach to Inequality and Development: Latin America and Europe, Fundácion Ramón Areces and Instituto Figuerola. Madrid, 8-9 Maio.
Black, S., Sokoloff, K. (2006), Long-term trend in schooling: the rise and decline (?) of public education in the United States. In: Hanushek, E.; Welch, F. (org.), Handbook of the Economics of Education, p. 69-105.
Brasil. (1916), Diretoria Geral de Estatística - DGE. Estatística da Instrucção. Rio de Janeiro: Typographia da Estatistica.
Brasil. (1961), MEC. Comentários sobre o Ensino Primário. Rio de Janeiro: MEC.
Brasil. (1952), Ministério da Fazenda. Finanças do Brasil: receitas e despesas - União, estados e municípios: exercícios de 1941-1950, v. 18. Rio de Janeiro, S.N.
Brasil. (1971), Ministério da Fazenda. Finanças do Brasil: receitas e despesas - União, estados e municípios: exercícios de 1951-1964, v. 21. Rio de Janeiro, S.N.
Bueno, L. F., Pastore, A. C., Gitelman, C. (1962), Aspectos Gerais da Receita Pública no Brasil. São Paulo: s.n.
Burki, S. J., Perry, G. E., Dillinger, W. R. (1999), Beyond the Center: Decentralizing the State. Washington D.C.: World Bank.
Carter, S. B. et al. (eds.), (2009), Historical Statistics of the United States, Millennial Edition Online. Cambridge: Cambridge University Press, 2006. Disponível em <http://hsus.cambridge.org/>. Acesso em 26 Jun.
Chaudhuri, S. (2005), What difference does a constitutional amendment make? The 1994 Panchayati Raj Act and the attempt to revitalize rural local government in India. In: Bardhan, P.; Mookherjee, D. (eds.). Decentralization and Local Governments in Developing Countries: A Comparative Perspective. Cambridge, MA: MIT Press.
Drezè, J., Saran, M. (1995), Primary education and economic development in China and India: overview and two case studies. In: Basu, K. et al. (eds.). Choice, Welfare, and Development: A Festschrift in Honour of Amartya K. Sen. Oxford: Clarendon Press, p. 182-241.
Due, J. (1963), Government Finance: an economic analysis. 3rd ed. Homewood: R. D. Irwin.
Dulles, J. W. F. (1969), The contribution of Getulio Vargas to the modernization of Brazil. In: Baklanoff, E. (ed.) The Shaping of Modern Brazil. Baton Rouge: Lousiana State University Press.
Engerman, S., Sokoloff, K. (1997), Factor endowments, institutions, and differential paths of growth among new world economies: a view from economic historians of the United States. In: Haber, S. (org.). How Latin America Fell Behind. Stanford: Stanford University Press, p. 260-304.
Engerman, S., Sokoloff, K. (2002), Factor endowments, inequality, and paths of development among new world economies. National Bureau of Economic Research - Working Paper No. 9259, out.
Fausto, B. (1986), A Revolução de 1930. 10 ed., São Paulo: Brasiliense.
Fogel, R. W. (1964), Railroads and American economic growth: essays in econometric history. Baltimore: Johns Hopkins University Press.
Fogel, R. W. (1967), The specification problem in economic history. Journal of Economic History, v. 27, n. 3, p. 283-308, set.
Fonseca, P. C. D. (1989), Vargas: o capitalismo em construção. São Paulo: Brasiliense.
Frankema, E. (2008), The historical evolution of inequality in Latin America: a comparative analysis, 1870-2000. Tese (Doutorado em Economia), Rijksuniversiteit Groningen.
Galasso, E., Ravaillon, M. (2001), Decentralized targeting of an anti-poverty program. Development Research Group Working Paper, World Bank, Washington D.C.
Goldin, C. (1999), A brief history of education in the United States. NBER Historical Paper, ago.
Goldin, C., Katz, L. (2008), The race between education and technology. Cambridge, MA: Harvard University Press.
Ianni, O. (1971), Estado e planejamento econômico no Brasil, 1930-1970. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira.
Instituto Brasileiro De Geografia E Estatística – IBGE. Anuários Estatísticos do Brasil, vários números. Rio de Janeiro: IBGE.
Kang, T. H. (2009), Education, political power, and development in Brazil, 1930-1964. Apresentado no XV World Economic History Congress, Utrecht.
Kang, T. H. (2010), Instituições, voz política e atraso educacional no Brasil, 1930-1964. Dissertação de Mestrado (Economia), FEA-IPE-USP.
King, E., Özler, B. (1998), What’s decentralization got to do with learning? The case of Nicaragua’s school autonomy reform. Development research group working paper, World Bank, Washington D.C.
Lindert, P. H. (2003), Voice and growth: Was Churchill right? Journal of Economic History, v. 63, n. 2, p. 315-350, jun.
Lindert, P. H. (2004), Growing public: social spending and economic growth since the eighteenth Century, v. 1. Cambridge: Cambridge University Press.
Maduro, P. R. (2007), Taxas de matrículas e gastos em educação no Brasil. Dissertação (Mestrado em Economia), Escola de Pós-Graduação em Economia da Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro.
Mascaro, C. C. (1954), Município e ensino no estado de São Paulo. São Paulo.
Melchior, J. (1981), A política de vinculação de recursos públicos e o financiamento da educação no Brasil. São Paulo: Universidade de São Paulo, Faculdade de Educação.
Mello, L., Hoppe, M. (2005), Education attainment in Brazil: the experience of FUNDEF. OECD Economics Department Working Papers no. 424.
Menezes-Filho, N, Pazello, E. (2007), Do teachers' wages matter for proficiency? Evidence from a funding reform in Brazil. Economics of Education Review, v. 26, p. 660-672.
Moreira, J. R. (1954), A escola elementar e a formação do professor primário no Rio Grande do Sul. Rio de Janeiro: INEP.
Nagle, J. (1974), Educação e sociedade na Primeira República. São Paulo: EPU; Rio de Janeiro: Fundação Nacional de Material Escolar.
Oates, W. E. (1972), Fiscal federalism. New York: Harcourt Brace Jovanovich.
Pires, J. M. (1996), A política social no período populista. São Paulo: IPE-USP.
Plank, D. N. (1996), The means of our salvation: Public Education in Brazil, 1930-1995. Vestview Press.
Probe Team. (1999), Public report on basic education in India. New Delhi: Oxford University Press.
Rocha, M. B. M. (2000), Educação conformada: a política de educação no Brasil, 1930-1945. Juiz de Fora: Ed. UFJF.
Romanelli, O. (1987), História da educação no Brasil, 1930-1973. 9 ed. Petrópolis: Vozes.
Santos, B. S. (1998), Participatory budgeting in Porto Alegre: toward a redistributive democracy. Politics and Society, v. 26, n. 4, p. 461-510.
Saviani, D. (2008), História das idéias pedagógicas no Brasil. 2 ed. Campinas: Autores Associados.
Schwartzman, S., Bomeny, H., Costa, V. M. R. (2000), Tempos de Capanema. 2 ed. São Paulo: Paz e Terra/FGV.
Skidmore, T. (1973), Politics and economic policy making in authoritarian Brazil, 1937-1971. In: Stepan, A. (ed.), Authoritarian Brazil. New Haven: Yale University Press.
Sodré, N. W. (1976), História da burguesia brasileira. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira.
Souza, A. M. (1979), Financiamento da educação e acesso à escola no Brasil. Rio de Janeiro: IPEA/INPES.
Suzigan, W. (1976), As empresas do governo e o papel do estado na economia brasileira. In: Silva, F. R. et al. (eds.) Aspectos da participação do governo na economia. Rio de Janeiro: IPEA/INPES.
Teixeira, A. (1956), Educação e a crise brasileira. São Paulo: Nacional.
Tendler, J. (1997), Good government in the tropics. Baltimore: John Hopkins University.
Tommasi, M., Weischelbaum, F. (1999), A principal-agent building block for the study of decentralization and integration. Working Paper n. 20, Department of Economics, Universidad de San Andrés.
Topik, S. (1980), State interventionism in a liberal regime: Brazil, 1889-1930. Hispanic American Historical Review, 60 (4), p. 593-616.
Topik, S. (1987), A presença do estado na economia política do Brasil: de 1889 a 1930. Rio de Janeiro: Record.
World Bank. (2000), Entering the twenty-first century. Oxford and New York: Oxford University Press.

Downloads

Publicado

01-09-2011

Edição

Seção

Não definida

Como Citar

Kang, T. H. (2011). Descentralização e financiamento da educação brasileira: uma análise comparativa, 1930-1964. Estudos Econômicos (São Paulo), 41(3), 573-598. https://doi.org/10.1590/S0101-41612011000300004