The effects of early childhood education on literacy scores using data from a new Brazilian assessment tool

Autores

  • Fabiana de Felício METAS Autor
  • Rafael Terra Fundação Getúlio Vargas. Escola de Economia de São Paulo Autor
  • Ana Carolina Zoghbi Fundação Getúlio Vargas. Escola de Administração Pública e Governo Autor

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0101-41612012000100004

Palavras-chave:

early childhood education, literacy scores, propensity score matching

Resumo

O objetivo deste trabalho foi identificar os efeitos da Educação Infantil (EI) sobre os escores de alfabetização dos alunos da 2º ano do Ensino Fundamental. Para isso, a Provinha Brasil foi aplicada em Sertãozinho-SP, juntamente com um questionário socioeconômico. Apesar dos problemas de validade externa, a avaliação dos efeitos da EI em um único município é vantajosa, já que se podem estimar os efeitos de um determinado tratamento. Vários estudos ignoram esse fato. Muitas vezes é estimado um efeito médio de vários efeitos de tratamento e não apenas um, já que usam dados de diferentes municípios onde a EI tem diferentes níveis de qualidade. Os resultados por OLS e Propensity Score Matching mostram que alunos que ingressaram com 5, 4, e 3 anos de idade, obtiveram escores de alfabetização cerca de 6% maiores do que os obtidos pelos que ingressaram na escola com 6 anos ou mais.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

Abadie, A; Imbens, G. W. 2006. On the Failure of the Bootstrap for Matching Estimators Issued in June NBER Technical Working Paper Nº. 325
Albernaz, A.; Ferreira, F. H. G.; Franco, C. 2002. Qualidade e Eqüidade na Educação Fundamental Brasileiro. Pesquisa e PlanejamentoEconômico, v. 33 Nº 3.
Angrist, J., 1998. Estimating the labor market impact of voluntary military service using Social Security data on military applicants. Econometrica 66, 249–88.
Becker, G. 1964. Human Capital: a theoretical and empirical analysis, with special reference to education. New York: NBER/Columbia University Press.
Behrman, J.; Cheng, Y.; Todd; P. 2004. Evaluating Pre-school Programs when Length of Exposure to the Program Varies: A Nonparametric Approach.Review of Economics and Statistics.vol.86, n.1, p.108-32.
Berlinski, S., Galiani, S., Gertler, P. 2009. The effect of pre-primary education on primary school performance.Journal of Public Economics, Volume 93, Issues 1-2, February 2009, Pages 219-234.
Caliendo, M.; Kopeinig, S. 2005. Some practical guidance for the implementation of propensity score matching. Bonn, Germany: Institute for the Study of Labor (IZA), (IZA Discussion Papers, 1588)
Carnoy, M.; Loeb, S. 2002. Does external accountability affect student outcomes? A Cross-State Analysis.Educational Evaluation and Policy Analysis, 24(4), 305–331.
Coleman, J. S. et al. 1966. Equality of educational opportunity. Washington: Government Printing Office.
Cunha, F.; Heckman, J.; Lochner, L.; Masterov, D. 2005.Interpreting the Evidence on Life Cycle Skill Formation.NBER Working Paper 11331, Cambridge, MA.
Curi, A., Menezes-Filho, N. 2006. Os efeitos da pré-escola sobre os salários, a escolaridade e a proficiência escolar. Anais do XXXIV Encontro da ANPEC, Salvador, Bahia, p. 1-21.
Currie, J.; Thomas, D. 1995.Does Head Start Make a Difference? The American Economic Review. vol. 85, n. 3 (Jun., 1995), p. 341-364.
Currie, J. 2001.Early Childhood Education Programs.Journal of Economic Perspectives, vol.15, n.2, p.213-238.
Dehejia, R., and Sadek W. (2002).Propensity Score Matching Methods for Nonexperimental Causal Studies, National Bureau of Economics Research Working Paper Nº. 6829, forthcoming Review of Economics and Statistics.
Duflo, E.; Glennerster, R.; Kremer, M. 2006.Using Randomization in Development Economics Research: A Toolkit.MIT Department of Economics Working Paper Nº. 06-36.
Felicio, F.; Fernandes, R. 2005. O Efeito da Qualidade da Escola sobre o Desempenho Escolar: uma avaliação do ensino fundamental no Estado de São Paulo. In: ENCONTRO NACIONAL DE ECONOMIA, 33, 2005, Salvador.
Felício, F.; Vasconcellos, L. 2007. O Efeito da Educação Infantil sobre o desempenho escolar medido em exames padronizados. Anais do XXXV Encontro da ANPEC, Recife, Pernambuco, p. 1-22.

Downloads

Publicado

30-03-2012

Edição

Seção

Não definida

Como Citar

Felício, F. de, Terra, R., & Zoghbi, A. C. (2012). The effects of early childhood education on literacy scores using data from a new Brazilian assessment tool. Estudos Econômicos (São Paulo), 42(1), 97-128. https://doi.org/10.1590/S0101-41612012000100004