A qualidade do ranking das escolas de ensino médio baseado no ENEM é questionável

Autores

  • Eduardo de Carvalho Andrade APEX Capital Ltda.
  • Ivan Soida Escola Superior de Propaganda e Marketing

DOI:

https://doi.org/10.1590/0101-4161201545221eai

Palavras-chave:

ENEM, ranking, matriz markoviana, ensino médio

Resumo

Esse trabalho questiona a qualidade do ranking das escolas do ensino médio baseado no ENEM. Escolas menores tendem a apresentar desempenho: (i) mais extremado; (ii) com flutuações de curto prazo mais significativas; e (iii) com maior peso de “fatores não-persistentes” na decomposição da variância da sua nota. O ranking não parece capaz de sumarizar todas as informações relevantes disponíveis de forma eficiente. Por fim, a probabilidade de uma escola manter, no futuro, uma determinada posição no ranking é relativamente baixa. Em suma, a qualidade das informações contida no ranking é baixa.

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Publicado

2015-06-30

Edição

Seção

Artigo