Os efeitos dos parcelamentos sobre a arrecadação tributária

Autores

  • Nelson Leitão Paes Universidade Federal de Pernambuco Autor

Palavras-chave:

Parcelamento Tributário, Espontaneidade, Arrecadação

Resumo

Este artigo avaliou qual o impacto que os parcelamentos concedidos tiveram sobre o comportamento do contribuinte e da arrecadação. Verificou-se que o hiato tributário estimado sem concessão de parcelamentos é de cerca de 30%, mas que aumenta em até quatro pontos percentuais diante da oferta de programas de refinanciamento de dívidas tributárias, como no caso do REFIS. Os efeitos sobre a espontaneidade são sempre negativos, e perduram por longo tempo, enquanto os contribuintes nutrirem expectativas sobre novos parcelamentos futuros. No lado das receitas, as simulações sugerem que a arrecadação na presença do parcelamento tributário é sempre inferior àquela que seria obtida se não houvesse parcelamento durante toda a etapa de concessão. Os ganhos de arrecadação posteriores, quando as parcelas são pagas, dependem da inadimplência e da expectativa de novos parcelamentos pelos contribuintes. Conclui-se que o mecanismo de parcelamentos tributários é inadequado como forma de aumentar as receitas e prover os incentivos corretos aos contribuintes.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

BANCO MUNDIAL. Doing Business 2004: Understanding regulation. Washington, USA, 2004.

CARNEIRO, F. G. The Changing Informal Labour Market in Brazil: Cyclicality versus Excessive

Intervention. LABOUR. Review of Labour Economics and Industrial Relations. Vol.11:1, pp.

-22, 1997.

CAVALCANTE, R. Estudo Exploratório Acerca da Influência do Parcelamento de Débitos sobre a

Arrecadação Tributária da União. Monografia Especialização em orçamento Público do Instituto Serzedello Corrêa – ISC/TCU, 2010. Disponível em http://portal2.tcu.gov.br/portal/pls/portal/

docs/2293025.PDF.

MORAIS, C.; MACEDO L.; BORGES R. O Resultado Arrecadatório do REFIS, do PAES e do PAEX e seu Impacto na Sensação de Risco Subjetivo pelos Devedores. Monografia do Curso de Administração Tributária da Escola de Administração Fazendária – ESAF, 2011. Disponível em http://www.jfce.

jus.br/internet/sites/site2011/modelos/esmafe/materialDidatico/documentos/cursoExecucaoFiscal/cobrancaExecutivaParcelamentos.pdf.

PAES, N. O Hiato Tributário do Imposto sobre Produtos Industrializados – Evidências

Setoriais. Revista Brasileira de Economia de Empresas, v.11, n.2, p.41-53, 2011.

PAES, N. O Parcelamento Tributário e seus Efeitos sobre o Comportamento do Contribuinte. Revista Economia - ANPEC, v.13, n.2, p.345-363, 2012.

SCHNEIDER, F. Shadow economies and corruption all over the world: What do we really know?

CESifo Working Paper Series n. 1806, 2006.

Downloads

Publicado

30-06-2014

Edição

Seção

Artigo