O mercado interno na América portuguesa: “exclusivo” metropolitano do comércio colonial e os “descaminhos do sal” na capitania de São Paulo na primeira metade do século XVIII

Autores

  • Arthur José Renda Vitorino Pontifícia Universidade Católica de Campinas Autor
  • Diego Danilo Rizzi Pontifícia Universidade Católica de Campinas Autor

Palavras-chave:

história regional, exclusivo comercial, sal, São Paulo colonial

Resumo

Este artigo visa analisar as atividades mercantis de Francisco Pinheiro, mercador português de grosso trato, e seus agentes comerciais na capitania de São Paulo na primeira metade do século XVIII, com o comércio do sal, produto monopolizado pela Coroa portuguesa. Contudo, o contrato do sal ofereceu à sua agência muito mais embaraços do que um meio seguro de amealhar riquezas, pois se deparou com a concorrência ilegal dos “donos do sal” presentes na região e a interferência das Câmaras Municipais em seus negócios.

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Publicado

01-12-2012

Edição

Seção

Artigo

Como Citar

Vitorino, A. J. R., & Rizzi, D. D. (2012). O mercado interno na América portuguesa: “exclusivo” metropolitano do comércio colonial e os “descaminhos do sal” na capitania de São Paulo na primeira metade do século XVIII. Estudos Econômicos (São Paulo), 42(4), 827-856. https://www.revistas.usp.br/ee/article/view/47025