Eficiência para escolas de ensino fundamental do Nordeste e Sudeste Brasileiro: uma abordagem em trés estágios

Autores

  • Luciana Duarte Bhering de Carvalho Secretaria de Orçamento Federal do Ministério do Planejamento Autor
  • Maria da Conceicao Sampaio de Sousa Universidade Federal da Paraíba Autor

Palavras-chave:

Fronteiras mistas DEA-SFA, eficiência, educacao

Resumo

Neste trabalho, usamos uma abordagem em três estágios que combina o método DEA com a abordagem de fronteira estocástica para computar a eficiência de 8155 escolas situadas nas regiões Nordeste e Sudeste. No primeiro estágio observamos que as escolas deveriam aumentar seus resultados, em média, em cerca de 32% a fim de se tornarem eficieintes. No segundo estágio, verificamos que o NSE dos alunos, assim como as características de suas famílias, influem significativamente nos níveis de eficiência das escolas. No terceiro estágio, usamos as informações obtidas no estágio anterior para ajustar os produtos e insumos e recalcular os escores DEA. Comparando-se os resultados do terceiro estágio com aqueles obtidos na primeira etapa, observamos uma redução da ineficiência média das escolas. Isto sugere parte das ineficiências decorrem de fatores aleatórios e variáveis do ambiente em que elas se inserem e não somente de problemas atrelados à gestão escolar.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Luciana Duarte Bhering de Carvalho, Secretaria de Orçamento Federal do Ministério do Planejamento

    Departamento de Economia

    Economia do Setor Público

  • Maria da Conceicao Sampaio de Sousa, Universidade Federal da Paraíba

    Departamento de Economia

    Economia do Setor Público

Referências

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EMPRESAS DE PESQUISA. Critério de Classificação Econômica

Brasil: Dados com base no Levantamento Socioeconômico 2006 e 2007 – IBOPE. 2009.

AIGNER, D.; LOVELL, C. A. K.; SCHMIDT, P. Formulation and Estimation is Stochastic Frontier

Production Function Models. Journal of Econometrics, p. 21-37, 1977.

BANKER, R. D.; CHARNES, A.; COOPER, W. W. Some Models for estimating technical and scale inefficiencies in Data Envelopment Analysis. Management Sciences, v. 30, p. 1078-1092, set. de 1984.

BANKER, R. D; R.C. MOREY. Efficiency analysis for exogenously fixed inputs and outputs. Operations Research, v. 34, p. 513-521, 1986.

BANKER, R. D.; NATARAJAN, R. Evaluating contextual variables affecting productivity using data envelopment analysis. Operations Research, v.56, p. 48-58, 2008.

BRADLEY, S.; JOHNES, G.; MILLINGTON. The effect of competition on the efficiency of secondary schools in England. European Journal of Operational Research, v.135, n. 3, 2001.

CAUDILL, S. B.; FORD, J.M. Biases in Frontier estimation due to heteroscedasticity. Economics

Letters, p. 17–20, 1993.

COOPER, W.; SEIFORD, L.M.; TONE, KAORU. Data Envelopment Analysis. 2a Ed: Editora Springer. 2007.

CORDERO, J. M.; PEDRAJA, F.; D. SANTÍN. Alternative approaches to include exogenous variables in DEA measures: A Comparison using Monte Carlo. Computers and Operations Research, v. 36, p. 2699-2706, 2009.

DELGADO, V. M. S.; MACHADO, A. F. Eficiência das Escolas Públicas Estaduais de Minas Gerais.

Pesquisa e Planejamento Econômico (PPE), p. 427-464, 2007.

FARENZENA, N. (Org.) Custos e condições de qualidade da educação em escolas públicas: aportes de estudos regionais. Brasília: INEP/MEC, 2005.

FARRELL, M. J. The Measurement of Productive Efficiency. Journal of the Royal Statistical Society, v. 120, n. 03, p. 253-290, 1957.

FRANCO, C. et al. Qualidade e equidade em educação: reconsiderando o significado de “fatores intraescolares”.

Ensaio: avaliação e políticas públicas em educação, v.15, n. 55, Rio de Janeiro,

abr./jun. de 2007.

FRIED; H. O. et al. Accounting for Environmental Effects and Statistical Noise in Data Envelopment Analysis. Journal of Productivity Analysis, p.157-174, 2002.

FRIED; H. O.; LOVELL, C. A. K.; Schmidt, S. S. Efficiency and Productivity. In: FRIED, H. O.;

LOVELL, C. A. K.; SCHMIDT; S. S. The measurement of productive efficiency and productivity

growth. Oxford University Press, 2008.

GLEWWE, P.; HANUSHEK, E.; HUMPAGE, S.; RAVINA, R. School resources and educational

outcomes in developing countries: a review of the literature from 1990 to 2010.Center for International Food and Agricultural Policy, University of Minnesota, Department of Applied Economics, Working Paper WP12-1, jan. de 2012.

GUTIERREZ, R. G.; CARTER, S.; DRUKKER, D. M. sg160: On boundary-value likelihood-ratio tests.

Stata Technical Bulletin, n. 60, p. 15–18. Reimpresso em: Stata Technical Bulletin Reprints, v.

, p. 269–273, College Station, TX: Stata Press, 2001.

HANUSHEK, E. A. The evidence on class size. Occasional paper n. 98-1, 1998.

HANUSHEK, E. A.; KIMKO, D. D. Schooling, Labor-Force Quality, and the Growth of Nations. The American Economic Review, p. 1184-1208, 2000.

HANUSHEK, E. A.; LAVY, V.; HITOMI, K. D. Do students care about school quality? Determinants

of dropout behavior in developing countries. NBERWP 12737, 2006.

IBGE. rm_atualizada_2008.xls, 14 de dez. de 2011a. Disponível em: <ftp://geoftp.ibge.gov.br/organizacao_territorial/municipios_por_regioes_metropolitanas/>. Acesso em: 22 de mai. de 2012.

IBGE. tab2.xls. Brasil.zip. Indicadores Sociais Municipais: uma análise dos resultados do universo do Censo Demográfico. Censo 2010, nov. de 2011b. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/censo2010/indicadores_sociais_municipais/indicadores_sociais_municipais_tab_zip.shtm>. Acesso em: 27 de fev. de 2012.

INEP. Microdados Censo Escolar 2007. 2007a.

INEP. Microdados Prova Brasil 2007. 2007b.

INEP. Portal INEP. Disponível em: < http://portal.inep.gov.br/>. Acesso em: 24 de jan. de 2011.

KENDALL, M. G. A. New Measure of Rank Correlation. Biometrika, v. 30, n. 1/2, p. 81-93, jun. de

Disponível em: < http://www.jstor.org/pss/2332226>. Acesso em: 02 de jan. de 2012.

MENEZES-FILHO, N.; RIBEIRO, F. P. Os determinantes da melhoria do rendimento escolar. In: VELOSO, F. et al. (Org.). Educação Básica no Brasil. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009. cap. 08, p. 171-188.

OECD. Education at a Glance 2011: OECD Indicators. OECD Publishing, 2011.

RAY, S. C. Resource-Use Efficiency in Public Schools: A Study of Connecticut Data. Management Science, v. 37, n. 12, p. 1620-1628, dez. de 1991.

RIORDAN, C. Equality and Achievement: An Introduction to the Sociology of education. 2. ed. Upper Saddle River, New Jersey: Pearson Prentice Hall, 2004.

RUGGIERO, J. On the measurement of technical efficiency in the public sector. European Journal of Operational Research, 553-565, 1996.

RUGGIERO, J. Non-discretionary inputs in data envelopment analysis. European Journal of Operational Research, 111, 461-469, 1998.

SAITECH DEA- Solver -PRO: Professional Version 8.0. 2012.

SAMPAIO DE SOUSA, M. C.; STOSIC, B. D. Technical efficiency of the Brazilian municipalities:

correcting nonparametric frontier measurements for outliers. Journal of Productivity Analysis,

v. 24, p. 155-179, 2005.

SLATE, J. R.; JONES, C. H. Effects of school size: A review of the literature with recommendations. Essays in Education, v. 13, 2005.

SPEARMAN, C. The Proof and Measurement of Association between Two Things. The American

Journal of Psychology, v. 15, n. 01, p. 72-101, jan. de 1904.

STATACORP. Stata Statistical Software: Release 11. College Station, Texas: Stata Corp LP.2009b.

THANASSOULIS, E.; PORTELA, M. C. S.; DESPIĆ, O. Data Envelopment Analysis: the mathematical programming approach to efficiency analysis. In: FRIED, H. O.; Lovell, C. A. K.; SCHMIDT; S. S. The measurement of productive efficiency and productivity growth. Nova York: Oxford University Press, 2008. cap. 3, p. 251-420.

TONE, K.; TSUISUI, M. Tuning regression results for use in multi-stage data adjustment approach of DEA. Journal of the Operations Research, v.52, n.02, p. 76-85, 2009.

WILSON, P. W. Efficiency in Education Production among PISA Countries, with Emphasis on Transitioning Economies. Jun. de 2005.

WITZIERS, B.; R. J. BOSKER; M. L. KRÜGER. Educational Leadership and Student Achievement: The Elusive Search for an Association. Educational Administration, v. 39, p. 398-425, ago. de 2003.

Downloads

Publicado

01-12-2014

Edição

Seção

Artigo

Como Citar

Carvalho, L. D. B. de, & Sousa, M. da C. S. de. (2014). Eficiência para escolas de ensino fundamental do Nordeste e Sudeste Brasileiro: uma abordagem em trés estágios. Estudos Econômicos (São Paulo), 44(4), 649-684. https://www.revistas.usp.br/ee/article/view/50862