Determinantes da demanda do setor automobilístico brasileiro: uma análise empírica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1980-53575235pvm

Palavras-chave:

Setor automotivo brasileiro, Determinantes da demanda, Modelo ARDL

Resumo

Este trabalho usou modelos ARDL para analisar a demanda por veículos no Brasil entre janeiro/2012 e dezembro/2019. Os resultados indicam que desvalorizações cambiais, reduções no IPI e aumentos no PIB, na oferta de crédito (para aquisição veicular), no risco-Brasil e na confiança do consumidor estimulariam a demanda. Alternativamente, aumentos nos juros, nos preços de veículos novos e usados e no custo dos combustíveis tenderiam a diminuí-la. Acredita-se que: a) a demanda por veículos populares seja mais sensível aos preços; b) os clientes da Ford possuam preferências distintas; c) combustíveis mais caros estimulem a procura por maior autonomia veicular; d) as marcas com linhas próprias de crédito dependam menos dos juros; e) a Toyota atraia clientes em momentos de incerteza. Ademais, notou-se similaridade entre os consumidores da GM, Fiat, Toyota e Peugeot-Citroën e discrepância entre os da Volkswagen e Nissan, Honda e CAOA e Ford e Hyundai.

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Biografia do Autor

  • Pedro Augusto Silva Pagani, Universidade Federal de Juiz de Fora

    Graduado em Economia

  • Vinícius de Azevedo Couto Firme, Universidade Federal de Juiz de Fora

    Professor Adjunto 

  • Matheus de Assis Duarte Santos, Universidade Federal de Sergipe

    Mestre em Economia

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Publicado

21-10-2022

Edição

Seção

Artigo

Como Citar

Pagani, P. A. S., Firme, V. de A. C., & Santos, M. de A. D. . (2022). Determinantes da demanda do setor automobilístico brasileiro: uma análise empírica. Estudos Econômicos (São Paulo), 52(3), 613-645. https://doi.org/10.1590/1980-53575235pvm