Aplicação do método de preços hedônicos na precificação de atributos raros de peças filatélicas e construção de carteiras eficientes
DOI:
https://doi.org/10.1590/S0101-41612010000200008Palavras-chave:
avaliação de ativos tangíveis, método de preços hedônicos, investimentos, carteiras eficientes, colecionismo, selos postaisResumo
Este trabalho aplica modelos de preços hedônicos na estimação do valor das características implícitas de selos postais imperiais brasileiros emitidos de 1843 a 1889, com base em suas cotações anuais no período 1954 a 1988. Os preços implícitos estimados são utilizados para gerar os retornos médios e matriz de variâncias-covariâncias, necessários à aplicação do método de Markowitz na construção das carteiras eficientes. As evidências encontradas mostram que carteiras eficientes seriam formadas por um reduzido número de selos. Além disso, os resultados indicam que a compra de selos não seria lucrativa.
Downloads
Referências
ALEXANDER, C. Modelos de mercado: um guia para a análise de informações financeiras.
São Paulo: Bolsa de Mercadorias & Futuros, 2005.
BAJARI, P.; BENKARD, C. L. Demand estimation with heterogeneous consumers
and unobserved product characteristics: a hedonic approach. Journal of Political
Economy, v. 113, n. 6, p. 1239-76, Dec. 2005.
BARTIK, T. J. the estimation of demand parameters in hedonic price models. Journal
of Political Economy, v. 95, n. 1, p. 81-88, Feb. 1987.
BIANCHI, M. Collecting as a paradigm of consumption. Journal of Cultural Economics, v. 21, p. 275-89, 1997.
BROWN, J. N; ROSEN, H.S. On the estimation of structural hedonic price models. Econometrica, v. 50, n. 3, p. 765-768, May 1982.
BUELENS, N.; GINSBURGH, V. Revisiting Baumol’s “art as floating crap game”. European Economic Review, v. 37, p. 1351-71, 1993.
BURTON, B.J.; JACOBSEN, J.P. Measuring returns on investments in collectibles.
The Journal of Economic Perspectives, v. 13, n. 4, p. 193-212, Fall 1999.
CARDELL, N S.; KLING, J. L.; PETRY, Glenn. stamp returns and economic factors. Southern Economic Journal, v. 62, n. 2, p. 411-427, Oct. 1995.
DICKIE, M.; DELORME JR, C. D.; HUMPHREYS, J. M. Price determination for a collectible good: the case of rare U.S. coins. Southern Economic Journal, v.61, n. 1, p. 40-51, July 1994.
ELTON, E., GRUBER, M. Modern portfolio theory and investment analysis. New York: John Wiley & Sons, 1995.
EPPLE, D. Hedonic prices and implicit markets: estimating demand and supply functions for differentiated products. Journal of Political Economy, v. 95, n. 1, p. 59-80, Feb. 1987.
FABOZZI, F. J. Mercados, análise e estratégia de bônus: títulos de renda fixa. Rio de Janeiro: Qualitymark Ed., 2002.
FREY, B. S.; POMMEREHNE, W. W. Art investment: an empirical inquiry. Southern Economic Journal, v. 56, n. 2, p. 396-409, Oct. 1989.
GUJARATI, Damodar N. Econometria básica. 3. ed. São Paulo: Makron Books, 2000.
HERMANN, B. M.; HADDAD, E. A. Muito além do jardim: mercado imobiliário e amenidades urbanas. São Paulo: Universidade de São Paulo – NEREUS. 2003. (Texto para Discussão n. 04-2003.)
HUANG, S. Asymmetric participation in China’s stamp market: hobbyists and investors. Applied Economics, v. 33, n. 8, p. 1039-48, June 2001.
IBBOTSON, R. G.; BRINSON, G. P. Investment markets: gaining the performance advantage. New York: McGraw Hill, 1987.
KAHN, S.; LANG, K. Efficient estimation of structural hedonic systems. International Economic Review, v. 29, n. 1, p. 157-166, 1988.
KANE, A. Coins: anatomy of a fad asset, Journal of Portfolio Management, v. 1, n. 2, p. 44-51, Winter 1984.
LANCASTER, K. A new approach to consumer’s theory. Journal of Political Economy, n. 74, p. 132-157, Apr. 1966.
LUCKING-REILEY, D. Auctions on the internet: what’s being auctioned, and how? The Journal of Industrial Economics, v. 48, n. 3, p. 227-52, Set. 2000a.
LUCKING-REILEY, D. Vickrey auctions in practice: from nineteenth-century philately to twentyfirst-century e.commerce. The Journal of Economic Perspectives, v. 14, n. 3, p. 183-92, Summer 2000b.
MARKOWITZ, H. Porfolio selection. The Journal of Finance, v. 7, n. 1, p. 77-91, Mar. 1952.
MARKOWITZ, H. Porftolio selection: efficient diversifications of investments., New York: John Wiley & Sons, 1959. (Cowles Foundation Monograph, n. 16)
ROSEN, S. Hedonic prices and implicit markets: product differentiation in pure competition. Journal of Political Economy, v. 82, p. 34-55, Jan./Feb. 1974.
SÁEZ, A. M.; ACHAERANDIO, Y. S. Measuring the efficiency of the international philatelic auction sector. Portugal, 2004. Disponível em: http://www4.fe.uc.pt/30years/papers/88.pdf. Acesso em: 13 mar. 2007.
SCHNITZEL, P. A note on the philatelic demand for postage stamps. Southern Economic Journal, v. 45, n. 1-4, p. 1261-65, Apr. 1979.
SHEPPARD, S. Hedonic analysis of housing markets. In: CHESHIRE, P.; MILLS, E. S.
Handbook of regional and urban economics. Amsterdan: North-Holland, 1999. v. 3, cap. 41, p. 1595-1635.
TAYLOR, W. M. The estimation of quality-adjusted rates of return in stamp auctions. The Journal of Finance, v. 38, n. 4, p. 1095-110, Set. 1983.
TAYLOR, W. M. The cointegration of auction price series. Managerial Finance, v. 21, n. 6,
p. 35-44, 1995.
VILLANI JR., A. Evidencias empíricas de leilões na internet: selos na eBay. 2001. 101f. Dissertação (Mestrado em Economia) – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2001.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2010 Sandro de Freitas Ferreira, Moisés de Andrade Resende Filho
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A submissão de artigo autoriza sua publicação e implica o compromisso de que o mesmo material não esteja sendo submetido a outro periódico.
A revista não paga direitos autorais aos autores dos artigos publicados.
O detentor dos direitos autorais da revista é o Departamento de Economia da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da Universidade de São Paulo.