Previsão do consumo agregado: o papel de índices de confiança do consumidor

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1980-53575221pfg

Palavras-chave:

Consumo agregado, Índices de confiança do consumidor, Previsão, Ponderação bayesiana de modelos

Resumo

Este artigo investiga se os índices de confiança do consumidor podem melhorar as projeções do consumo agregado no Brasil, levando em conta informações dos fundamentos econômicos contidas em defasagens de indicadores financeiros e das taxas de crescimento do PIB e do volume de crédito às famílias. Nesse contexto, permitimos estruturas de defasagens distintas entre os potenciais preditores do consumo, o que dá origem a um grande espaço de potenciais modelos. Usamos, então, técnicas de ponderação bayesiana de modelos como uma estratégia agnóstica para lidar com a inerente incerteza sobre o modelo. Esta abordagem nos permitiu investigar quais regressores podem ser considerados robustos. Os resultados sugerem que PIB, crédito às famílias, retorno do mercado acionário e indicadores de confiança dos consumidores apresentam um potencial preditivo robusto na análise dentro da amostra. Finalmente, os resultados fora da amostra sugerem um papel não desprezível para os índices de confiança do consumidor na previsão da taxa de crescimento do consumo agregado no Brasil, especialmente em horizontes de previsão curtos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Patricia Felini, OLX Brasil

    Mestre em Economia

  • Fábio Augusto Reis Gomes, Universidade de São Paulo.Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto

    Professor

  • Gian Paulo Soave, Universidade Federal da Bahia

    Professor

Referências

Barros Júnior, Fernando Antônio, Bruno Ricardo Delalibera, e Valdemar Rodrigues de Pinho Neto. 2018. “Predictability of aggregate consumption in Brazil: habits, non-separability between consumption and leisure, or credit constraint?” Brazilian Review of Econometrics 38(1) : 75-95.

Bentes, Fabio Gomes Morand. 2006. “O Poder Preditivo do Índice de Confiança de Consumidor no Brasil: Uma Análise através de Vetores Autorregressivos.” Rio de Janeiro 83.

Brady, Ryan R. 2008. “Structural breaks and consumer credit: Is consumption smoothing finally a reality?.” Journal of Macroeconomics 30(3) : 1246-1268.

Bram, Jason, e Sydney C. Ludvigson. 1998. “Does consumer confidence forecast household expenditure? Asentiment index horse race.” Economic Policy Review 4(2).

Campbell, John Y., e N. Gregory Mankiw. 1989. “Consumption, income, and interest rates: Reinterpreting the time series evidence.” NBER Macroeconomics Annual 4: 185-216.

Carroll, Christopher D., Jeffrey C. Fuhrer, e David W. Wilcox. 1994. “Does consumer sentiment forecast household spending? If so, why?” The American Economic Review 84(5): 1397-1408.

Cavalcanti, Carlos B. 1993. “Intertemporal substitution in consumption: an American investigation for Brazil.” Brazilian Review of Econometrics 13(2): 203-229.

Chib, Siddhartha. 1993. “Bayes regression with autoregressive errors: A Gibbs sampling approach.” Journal of Econometrics 58: 275-294

Diebold, F., e R. Mariano. 1995. “Comparing predictive accuracy”. Journal of Business and Economics Statistics v13 : 134-144.

Endo, Marcos Hitoshi. 2020. “Essays on Consumption Predictability”, tese de doutorado, Universidade de São Paulo.

Evans, Paul, e Georgios Karras 1996. “Private and government consumption with liquidity constraints.” Journal of International Money and Finance 15(2): 255-266.

Fernández, C., Eduardo Ley, e Mark F. J. Steel. 2001. “Model uncertainty in cross-country growthregressions.” Journal of Applied Econometrics 16(5): 563–576

Garratt, A., G. Koop, E. Mise, e S. P. Vahey. 2009. “Real-time Prediction with U.K. monetary aggregates in the presence of model uncertainty”. Journal of Business and Economic Statistics 27(4):480-491.

Geweke, John, e Gianni Amisano. 2007. “Hierarchical Markov normal mixture models with applications to financial asset returns.” Working Paper Series 831, European Central Bank.

Gomes, Fábio Augusto Reis. 2004. “Consumo no Brasil: teoria da renda permanente, formação de hábito e restrição à liquidez.” Revista Brasileira de Economia 58(3): 381-402.

Gomes, Fábio Augusto Reis. 2010. “Consumo no Brasil: comportamento otimizador, restrição de crédito ou miopia?” Revista Brasileira de Economia 64(3) : 261-275.

Gomes, Fábio Augusto Reis, e João Victor Issler. 2017. “Testing consumption optimality using aggregate data.” Macroeconomic Dynamics 21(5) : 1119-1140.

Gomes, Fábio Augusto Reis, e Lourenço Senne Paz. 2004. “Especificações para a função consumo: Testes para países da América do Sul”. Pesquisa e Planejamento Econômico 34(1): 39-55.

Graminho, Flávia Mourão. 2015. “Sentimento e Macroeconomia: uma análise dos índices de confiança no Brasil.” Trabalhos para Discussão 408, Brazilian Central Bank.

Hall, Robert E. 1988. “Intertemporal substitution in consumption.” Journal of Political Economy 96(2) : 339-357.

Hansen, Peter Reinhard. 2005. “A test for superior predictive ability.” Journal of Business & Economic Statistics 23(4): 365-380.

Hansen, Peter R., Asger Lunde, e James M. Nason. 2011. “The model confidence set.” Econometrica 79(2): 453-497.

Hansen, Lars Peter, e Kenneth J. Singleton. 1982. “Generalized instrumental variables estimation of nonlinear rational expectations models.” Econometrica: Journal of the Econometric Society: 1269-1286.

Hansen, Lars Peter, e Kenneth J. Singleton. 1983. “Stochastic consumption, risk aversion, and the temporal behavior of asset returns.” Journal of Political Economy 91(2): 249-265.

Howrey, E. Philip. 2001. “The predictive power of the index of consumer sentiment.” Brookings papers on economic activity 2001(1) : 175-207.

Issler, João Victor, e Fernando de Paula Rocha. 2000. “Consumo, restrição à liquidez, e bem estar no Brasil.” Economia Aplicada 4(4): 637-665.

Koop, Gary. 2003. Bayesian Econometrics. Wiley: Nova Iorque.

Koop, Gary, e Simon Potter. 2004. “Forecasting in Dynamic Factor Models Using Bayesian Model Averaging.” The Econometrics Journal 7(2): 550-65.

Koop, Gary, e Dimitri Korobilis. 2012. “Forecasting inflation using dynamic model averaging.” International Economic Review 53: 867-886.

Korobilis, Dimitri. 2013a. “Bayesian forecasting with highly correlated predictors”. Economic Letters 118:148-150.

Korobilis, Dimitri.2013b. “VAR forecasting using Bayesian variable selection. Journal of Applied Economics.” 28 : 204-230.

Lamnisos, Demitris, Jim E. Griffin, , e Mark F. J. Steel. 2013a. “Adaptive MC3 and Gibbs Algorithms for Bayesian Model Averaging in Linear Regression Models.” CRiSM Working Paper 13-11.

Lamnisos, Demitris, Jim E. Griffin, E Mark F.J. Steel. 2013b. “Adaptive Monte Carlo for Bayesian Variable Selection in Regression Models.” Journal of Computational and Graphical Statistics 22(3): 729-748.

Leeper, Eric M. “Consumer attitudes: king for a day.” 1992. Federal Reserve Bank of Atlanta Economic Review 77(4): 1-15.

Ley, E., e M. F. J. Steel. 2009. “On the Effect of Prior Assumptions in Bayesian Model Averaging with Applications to Growth Regression.” Journal of Applied Econometrics 24: 651–674.

Ley, E., e M. F. J. Steel. 2012.“Mixtures of g−priors for Bayesian Model Averaging with Economic Applications. Journal of Econometrics 171: 251-266.

Liang, F., R. Paulo, G. Molina, M. A. Clyde, e J. O. Berger. 2008. Mixtures of g Priors for Bayesian Variable Selection. Journal of the American Statistical Association 103: 410-423.

Ludvigson, Sydney. 1999. “Consumption and credit: a model of time-varying liquidity constraints.” Review of Economics and Statistics 81(3) : 434-447.

Ludvigson, Sydney C. 2004. “Consumer confidence and consumer spending.” Journal of Economic Perspectives 18(2) : 29-50.

de Mello, Euler Pereira, e Francisco Figueiredo. 2017. “Assessing the short-term forecasting power of confidence indices.” Economia Aplicada 21(4): 713-727.

de Oliveira, Fernando Nascimento, e Catarina Carneiro. 2015. Índices de Confiança, suas influências e impactos. Revista Econômica 17(2).

Parker, Jonathan A. 2008. “Euler equations.” In The New Palgrave Dictionary of Economics, 1–8,1851-1854.

Reis, E. J., J. V. Issler, F. A. Blanco, e L. M. D. Carvalho. 1998. “Renda permanente e poupança precaucional: evidências empíricas para o Brasil no passado recente.” Pesquisa e Planejamento Econômico 28(2) : 233-272.

Sarantis, Nicholas, e Chris Stewart. 2003. “Liquidity constraints, precautionary saving and aggregate consumption: an international comparison.” Economic Modelling 20(6): 1151-1173.

Slacalek, Jiri. 2004. “Forecasting consumption.” German Institute for Economic Research, DIW, Department of Macro Analysis and Forecasting.

Vaidyanathan, Geetha. 1993. “Consumption, liquidity constraints and economic development.” Journal of Macroeconomics15(3):591-610.

Weiss Michael J.. 2003. “Inside consumer confidence surveys.” American Demographics 25(1) : 22-29.

Wright, J. H. 2009. Forecasting US inflation by Bayesian model averaging. Journal of Forecasting 28: 131-144.

Wright, J. H. 2008. Bayesian Model Averaging and Exchange Rate Forecasts. Journal of Econometrics 146: 329–341.

Zellner A. 1971. An Introduction to Bayesian Inference in Econometrics. Wiley: Nova Iorque.

Downloads

Publicado

30-06-2022

Edição

Seção

Artigo

Dados de financiamento

Como Citar

Felini, P. ., Gomes, F. A. R., & Soave, G. P. (2022). Previsão do consumo agregado: o papel de índices de confiança do consumidor. Estudos Econômicos (São Paulo), 52(2), 243-279. https://doi.org/10.1590/1980-53575221pfg