Impactos da jornada escolar em tempo integral sobre aprendizagem, composição das escolas e infraestrutura: o caso das escolas públicas de São Paulo – Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1980-53575244ige

Palavras-chave:

Educação, Jornada Integral, Avaliação de impacto causal

Resumo

O artigo avalia o impacto do Programa de Educação Integral (PEI) implementado no Estado de São Paulo (Brasil) sobre o desempenho educacional (SAEB) e características das escolas participantes. Usando diferenças em diferenças e lead and lags, encontramos efeitos positivos e significativos sobre o desempenho em matemática (0.469 desvio-padrão) e português (0.462 desvio-padrão) para os estudantes do 9º ano do ensino fundamental. O impacto é maior se a escola recebe o programa há mais tempo. O programa também reduziu a desigualdade de notas dentro das escolas. Também identificamos que as escolas participantes apresentaram mudanças em sua infraestrutura e perfil socioeconômico dos alunos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ian Shinji Ferreira Fukushima , Faculdade de Economia,Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto

    Mestre em Economia

  • Giovanna Pavlovic Quintão , Faculdade de Economia,Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto

    Mestre em Economia

  • Elaine Toldo Pazello, Faculdade de Economia,Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto

    Professora

Referências

Agüero, Jorge, Marta Favara, Catherine Porter, and Alan Sánchez. “Do more school resources increase learning outcomes? evidence from an extended school-day reform.” (2021).

Albernaz, Ângela, Francisco HG Ferreira, and Creso Franco. Qualidade e eqüidade na educação fundamental brasileira. No. 455. Texto para discussão, 2002.

Almeida, Rita, Antonio Bresolin, Bruna Pugialli Da Silva Borges, Karen Mendes, and Naércio A. Menezes-Filho. “Assessing the impacts of Mais Educacao on educational outcomes: evidence between 2007 and 2011.” World Bank Policy Research Working Paper 7644 (2016).

Angrist, Joshua D., and Jörn-Steffen Pischke. Mostly harmless econometrics: An empiricist’s companion. Princeton university press, 2009.

Aquino, Juliana M., P. R. Oliveira, and Elaine T. Pazello. “School day lengthening and academic performance: an assessment of the Mais Educação program in Midwestern Brazil.” Chap 3 (2015): 395-412.

Aquino, Juliana Maria, and Ana Lúcia Kassouf. “A ampliação da jornada escolar melhora o desempenho acadêmico dos estudantes? Uma avaliação do programa Escola de Tempo Integral da rede pública do Estado de São Paulo.” Rede de economia aplicada (2011).

Autor, David H. “Outsourcing at will: The contribution of unjust dismissal doctrine to the growth of employment outsourcing.” Journal of labor economics 21, no. 1 (2003): 1-42.

Battistin, Erich, and Elena Claudia Meroni. “Should we increase instruction time in low achieving schools? Evidence from Southern Italy.” Economics of Education Review 55 (2016): 39-56.

Bellei, Cristián. “Does lengthening the school day increase students’ academic achievement? Results from a natural experiment in Chile.” Economics of Education Review 28, no. 5 (2009): 629-640.

Brasil. Plano Nacional de Educação. Accessed Sep 07, 2022. http://pne.mec.gov.br/.

Caliendo, Marco, and Sabine Kopeinig. “Some practical guidance for the implementation of propensity score matching.” Journal of economic surveys 22, no. 1 (2008): 31-72.

Callaway, Brantly, and Pedro HC Sant’Anna. “Difference-in-differences with multiple time periods.” Journal of Econometrics 225, no. 2 (2021): 200-230.

Card, David, and Alan B. Krueger. “Minimum wages and employment: A case study of the fast food industry in New Jersey and Pennsylvania.” (1993).

Carroll, John B. “A model of school learning.” Teachers college record 64, no. 8 (1963): 1-9.

Cerdan-Infantes, Pedro, and Christel Vermeersch. “More time is better: An evaluation of the full time school program in Uruguay.” World Bank Policy Research Working Paper 4167 (2007).

Coleman, James S. “Equality of educational opportunity.” Integrated education 6, no. 5 (1968): 19-28.

Cortes, L. F. Educação em tempo integral nos ginásios experimentais cariocas. Anais IV CEDUCE. Campina Grande: Realize Editora (2015).

Cruz, T., G. Cuconato, and E. Sá. Escola de tempo integral. Relatório de Política Educacional. D3E (2018).

Cuban, Larry. “The perennial reform: Fixing school time.” Phi Delta Kappan 90, no. 4 (2008): 240-250.

Curi, Andréa Zaitune, and Naércio Menezes-Filho. “The relationship between school performance and future wages in Brazil.” Economia 15, no. 3 (2014): 261-274.

De Chaisemartin, Clément, and Xavier d’Haultfoeuille. “Two-way fixed effects estimators with heterogeneous treatment effects.” American Economic Review 110, no. 9 (2020): 2964-96.

De Miranda, Nonato Assis, Estéfano Vizconde Veraszto, and Ana Silvia Moço Aparício. “Análise do Programa Ensino Integral na Perspectiva do Desempenho Escolar.” Comunicações 24, no. 3: 7-26.

De Oliveira, Luis Felipe Batista, and Rafael Terra. Impacto do Programa Mais Educação em indicadores educacionais. Nº. 329. 2016.

De Paiva Franco, Ana Maria, and Naércio Aquino Menezes Filho. “Os determinantes do aprendizado com dados de um painel de escolas do SAEB.” Economia aplicada 21, no. 3 (2017): 525-548.

De Ree, Joppe, Karthik Muralidharan, Menno Pradhan, and Halsey Rogers. “Double for nothing? Experimental evidence on an unconditional teacher salary increase in Indonesia.” The Quarterly Journal of Economics 133, nº. 2 (2018): 993-1039.

Fernandes, Reynaldo, and Amaury Patrick Gremaud. “Avaliação educacional em larga escala e accountability: uma breve análise da experiência brasileira.” Pesquisa e Debate em Educação 10, no. 1 (2020): 1103-1137.

Figlio, David, and Susanna Loeb. “School accountability.” Handbook of the Economics of Education 3 (2011): 383-421.

Governo do Estado de São Paulo (2005, Dec). Resolução se nº 89, de 09 de dezembro de 2005 dispõe sobre o projeto escola de tempo integral.

Governo do Estado de São Paulo/SEE (2018). Escola de tempo integral. Accessed Feb 29, 2020. https://www.educacao.sp.gov.br/escola-tempo-integral.

Governo do Estado de São Paulo/SEE (s.d.). Diretrizes do programa ensino integral. Accessed Jan 1, 2019.

https://www.educacao.sp.gov.br/a2sitebox/arquivos/ documentos/342.pdf.

Governo do Estado de São Paulo/TCE (2016). Relatório de fiscalização de natureza operacional sobre os modelos de educação em período integral existentes na rede pública estadual de ensino. Tribunal de Contas do Estado (TCE).

Hanushek, Eric A., and Dennis D. Kimko. “Schooling, labor-force quality, and the growth of nations.” American economic review 90, no. 5 (2000): 1184-1208.

Hanushek, Eric A., and Ludger Woessmann. “The role of cognitive skills in economic development.” Journal of economic literature 46, no. 3 (2008): 607-68.

INEP (2020). Média de horas-aula diária. Accessed Feb 29, 2020. https://www.gov.br/inep/pt-br/acesso-a-informacao/dados-abertos/indicadores-educacionais/ media-de-horas-aula-diária.

Kassouf, Ana Lúcia. “Evolução do trabalho infantil no Brasil.” Sinais sociais 9, no. 27 (2015): 9-45.

Kawahara, Leonardo Makoto. “Understanding the impacts of a full-time schooling program.” Master’s diss., 2019.

Kikuchi, Nobuyoshi. “The effect of instructional time reduction on educational attainment: Evidence from the Japanese curriculum standards revision.” Journal of the Japanese and International Economies 32 (2014): 17-41.

Lance, Lochner. “Nonproduction benefits of education: Crime, health, and good citizenship.” Handbook of the Economics of Education 4 (2011): 183-282.

Lavy, Victor. “Do differences in schools’ instruction time explain international achievement gaps? Evidence from developed and developing countries.” The Economic Journal125, no. 588 (2015): F397-F424.

Levin, Henry M., and Mun C. Tsang. “The economics of student time.” Economics of education review 6, nº 4 (1987): 357-364.

Patall, Erika A., Harris Cooper, and Ashley Batts Allen. “Extending the school day or school year: A systematic review of research (1985–2009).” Review of educational research 80, no. 3 (2010): 401-436.

Pugatch, Todd, and Elizabeth Schroeder. “Teacher pay and student performance: evidence from the Gambian hardship allowance.” Journal of Development Effectiveness 10, no. 2 (2018): 249-276.

Radinger, Thomas, and Luka Boeskens. “More time at school: Lessons from case studies and research on extended school days.” (2021).

Ronfeldt, Matthew, Susanna Loeb, and James Wyckoff. “How teacher turnover harms student achievement.” American educational research journal 50, no. 1 (2013): 4-36.

Rosa, Leonardo. “The unintended consequences of public school subsidies on educational markets.” In The 24th Annual LACEA Meeting 2019. 2019.

Rosa, Leonardo, Eric Bettinger, Martin Carnoy, and Pedro Dantas. “The effects of public high school subsidies on student test scores: The case of a full-day high school in Pernambuco, Brazil.” Economics of Education Review 87 (2022): 102201.

Vidigal, Claudia Bueno Rocha, and Vinicius Gonçalves Vidigal. “The impact of extended school days on academic outcomes: evidence from Brazil.” Education Economics 30, no. 4 (2022): 426-450.

Xerxenevsky, Lauren Lewis. “Programa Mais Educação: avaliação do impacto da educação integral no desempenho de alunos no Rio Grande do Sul.” Master’s diss., 2012.

Publicado

23-12-2022

Edição

Seção

Artigo

Como Citar

Fukushima , I. S. F., Quintão , G. P. ., & Pazello, E. T. (2022). Impactos da jornada escolar em tempo integral sobre aprendizagem, composição das escolas e infraestrutura: o caso das escolas públicas de São Paulo – Brasil. Estudos Econômicos (São Paulo), 52(4), 809-850. https://doi.org/10.1590/1980-53575244ige