Broadcasting football rights in Brazil: the case of Globo and “Club of 13” in the antitrust perspective

Autores

  • César Mattos Câmara dos Deputados Autor

Palavras-chave:

football, exclusivity, auction, TV game broadcasting

Resumo

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica – CADE - entrou em acordo com a Globo e o chamado “Clube dos 13” em 2010 acerca da exclusividade de três anos no contrato de venda de direitos de transmissão dos jogos do campeonato brasileiro, englobando as cinco mídias relevantes: TV aberta, TV fechada, Pay per View, Internet e Celular. A prática exclui outros competidores do mercado de transmissão de jogos de futebol do campeonato brasileiro (no caso, principalmente, outras emissoras ou canais como Record, SBT, ESPN, etc..), comprometendo a “concorrência no mercado”. No entanto, é bastante plausível assumir que a prática de exclusividade neste mercado pode ter eficiências ao garantir o retorno de investimentos. Ademais, as receitas geradas pela cessão dos direitos de transmissão constituem hoje cerca de 40% das receitas dos clubes brasileiros. A remoção da prática de exclusividade pode reduzir os valores pagos, além de comprometer a eficiência do setor. De outro lado, o contrato também continha “cláusula de preferência” em favor da Globo, mitigando a “concorrência pelo mercado”. No acordo, a emissora abriu mão da cláusula de preferência. Outro dispositivo importante do acordo foi obrigar o clube dos 13 a leiloar as cinco mídias principais separadamente. A ideia do artigo é examinar a racionalidade econômica do acordo e uma breve análise das principais lições da fragmentação das negociações que acabou por ocorrer em 2011.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

CADE: Report to PA 08012.006504/97-11. http://www.cade.gov.br/temp/D_D000000562791945.pdf

CADE: Consent Decrees with Globo and Club of 13 in PA 08012.006504/97-11. http://www.cade.gov.br/temp/D_D000000561841435.pdf and http://www.cade.gov.br/temp/D_D000000561831135.pdf

Carrasco, V. and Mello, J.M.P.: Desenho de Mercados e o Fracasso do Leilão dos Direitos de Transmissão do Futebol Brasileiro. Mimeo, PUC/RJ, 2011.

Fikentscher, A.: “Joint Purchasing of Sports Rights: A Legal Viewpoint.” In The Economics of Sport and the Media. Edward Elgar, 2006, eds. Jeanrenaud, C. and Késenne, S.

Gerrard, B.: “Competitive Balance and the Sports Media Rights Market: What are the Real Issues?” In The Economics of Sports Broadcasting. Routledge, 2006. eds. Jeanrenaud,C. and Késenne, S.

Gratton, C. and Solberg, H.: “The Economics of Sports Broadcasting.” Routledge, 2007.

Horowitz, I.: “The reasonableness of horizontal restraints: NCAA.” In “The Antitrust Revolution” 3rd ed. Eds: Kwoka, J. and White, L. 1999.

Jeanrenaud, C. and Késenne, S.: “Sport and the Media: An Overview.” In The Economics of Sport and the Media. Eds. Jeanrenaud, C. and Késenne, S. Edward Elgar, 2006.

Secretaria de Direito Econômico: Report to PA 08012.006504/97-11. http://www.cade.gov.br/temp/D_D000000362471992.pdf

The Economist: “The Killer App.” April 29, 2010.

Whinston, M.: “Lectures on Antitrust Economics.” Cairoli Lectures. The MIT Press, 2006.

Downloads

Publicado

30-06-2012

Edição

Seção

Artigo

Como Citar

Mattos, C. (2012). Broadcasting football rights in Brazil: the case of Globo and “Club of 13” in the antitrust perspective. Estudos Econômicos (São Paulo), 42(2), 337-362. https://www.revistas.usp.br/ee/article/view/36077