Fatores associados à violência escolar: evidências para o Estado de São Paulo

Autores

  • Priscilla Albuquerque Tavares Fundação Getúlio Vargas. Escola de Economia de São Paulo Autor
  • Francine Carvalho Pietrobom Fundação Getúlio Vargas. Escola de Economia de São Paulo Autor

DOI:

https://doi.org/10.1590/0101-416146277ptf

Palavras-chave:

educação, violência, qualidade do professor, participação dos pais

Resumo

Este trabalho utiliza um rico e inédito banco de dados sobre registros de ocorrências para investigar os fatores associados à violência escolar. Os crimes cometidos por agentes externos à escola (furtos e roubos) são explicados pelas condições socioeconômicas do entorno e pela riqueza pessoal e material disponível nas escolas, enquanto os atos violentos cometidos por alunos (depredação, vandalismo, ameaças e agressões) estão associados à composição demográfica do corpo discente e pelo seu background familiar. Também são identificados dois efeitos ainda não investigados na literatura. O primeiro refere-se ao papel da qualidade do professor.  Já o segundo refere-se ao engajamento dos na vida escolar dos filhos e atividades da escola. Os resultados sugerem que a habilidade do professor em estabelecer um bom relacionamento com os estudantes e que a parceria da família com a escola são capazes de atuar sobre seu comportamento, inibindo seu engajamento em atos violentos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

Aizer, A. Neighborhood Violence and Urban Youth. Working Paper nº 13773 – NBER, 2008.
Anderson, C. A., Berkowitz, L., Donnerstein, E., Huesmann, L. R., Johnson, J. D., Linz, D., et al. The
influence of media violence on youth. Psychological Science in the Public Interest, 4(3), 81-110,
2003.
Aneshenel, C. S., & Sucoff, C. A. The neighborhood context of adolescent mental health. Journal of
Health and Social Behavior, 37(4), 293-310, 1996.
Becker, K. L.; Kassouf, A. L. Violência nas escolas: uma análise da relação entre o comportamento
agressivo dos alunos e o ambiente escolar. Anais do XL Encontro Nacional de Economia, 2012.
Blau, D.; Currie, J. Pre-School, Day Care, and After-School Care: Who’s Minding The Kids. In E.
Hanushek and F. Welch, editors, Handbook of the Economics of Education, volume 2, chapter
20. Elsevier, Science B.V, 2006.
Bowen, G. L.; Chapman, M. V. Poverty, neighborhood danger, social support, and individual adaptation
among at-risk youth in urban areas. Journal of Family Issues, 17, 641-666, 1996.
Bowen, N. K.; Bowen, G. L. Effects of Crime and Violence in Neighborhoods and Schools on the
School Behavior and Performance of Adolescents. Journal of Adolescent Research, Vol. 14 No.
3, 319-342, 1999.
Carrell, Scott E.; Hoekstra, M. L. Externalities in the Classroom: How Children Exposed to Domestic
Violence Affect Everyone’s Kids. American Economic Journal: Applied Economics, 2(1): 211-
28, 2010.
Donohue III, J.; Siegelman, P. Allocating Resources Among Prisons and Social Programs in the Battle
Against Crime. The Journal of Legal Studies, 27:1–44, 1998.
Figlio, David N. Boys Named Sue: Disruptive Children and Their Peers. Education Finance and Policy
2, 4 (Fall): 376-94, 2007.
Fowler, W. J.; Walberg, H. J. School size, characteristics, and outcomes. Educational Evaluation and
Policy Analysis, 13: 189-202, 1991.
Gama, Victor A., Scorzafave, L. G. Os efeitos da criminalidade sobre a proficiência escolar no ensino
fundamental no município de São Paulo. Pesquisa e Planejamento Econômico, 43(3): 447-77, 2013.
Glaeser, E.; Sacerdote, B.; Scheinkman, J. Crime and Social Interactions. Quarterly Journal of Economics,
111(2):507–48, 1996.
Grogger, J. Local violence and educational attainment. Journal of Human Resources, 32(4):659-682,
1997.
Grogger, J. Market Wages and Youth Crime. Journal of Labor Economics, 16:756–91, 1998.
Haller, E. J. High school size and student indiscipline: another aspect of the school consolidation issue?
Educational Evaluation and Policy Analysis, 14: 145-156, 1992.
Heng, C. L., Leschied, A., & Killip, S. Violence in schools: Examining the differential impact of school
climate on student’s coping ability. Education and Law Journal, 19(2), 95-118, 2009.
Karakus, M. C.; Salkever, D. S.; Slade, E. P.; Ialongo, N.; Stuart, E. A. Implications of middle school
behavior problems for high school graduation and employment outcomes of young adults: Estimation
of a recursive model. Education Economics, 2011, doi: 10.1080/09645292.2010.511816.
PMCID: PMC3619730, 2011.
Kinsler, J. L. Suspending the right to an education or preserving it? A dynamic equilibrium model of
student behavior, achievement and suspension. Working Paper – Duke University, 2006.
Leschied, A. W., Cummings, A. L., Van Brunschot, M., Cunningham, A., & Saunders, A. A review of
the literature on aggression in adolescent girls: Implications for policy, prevention and treatment.
Canadian Psychology, 42(3), 200-215, 2001.
Leschied, A. W., Cummings, A. L., Van Brunschot, M., Cunningham, A., & Saunders, A. A review of
the literature on aggression in adolescent girls: Implications for policy, prevention and treatment.
Canadian Psychology, 42(3), 200-215, 2001.
Lipsey, M. W., & Derzon, J. H. Predictors of violence or serious delinquency in adolescence and early
adulthood: A synthesis of longitudinal research. In R. Loeber & D. P. Farrington (Eds.), Serious
and violent juvenile offenders: Risk factors and successful interventions (pp. 86-105). London:
Sage Publications, 1998.
Mocan, N.; Rees, D. I. Economic Conditions, Deterrence and Juvenile Crime: Evidence from Micro Data,
American Law and Economics Review, Oxford University Press, vol. 7(2), pages 319-349, 2005.
Oliveira, V. R.; Ferreira, D. Violência e desempenho dos alunos nas escolas brasileiras: uma análise a
partir do SAEB 2011. Anais do XVI Encontro de Economia da Região Sul, 2013.
Reynolds, A. J.; Temple, J. A.; Robertson, D. L.; Mann, E. A. Long-term Effects of an Early Childhood
Intervention on Education Achievement and Juvenile Arrest: A 15-Year Follow-up of Low-Income
Children in Public Schools. Journal of the American Medical Association, 285:2339– 46, 2001.
Reynolds, W. Reynolds bully victimization scales for schools – Manual. San Antonio, TX: PsychCorp,
2003.
Severnini, E. R.; Firpo, S. The relationship between school violence and student proficiency. Texto para
discussão nº 236 – EESP/FGV, 2009.
Weiner, D. A.; Lutz, B. F.; Ludwig, J. The Effects of School Desegregation on Crime. Working Paper
nº 15380 – NBER, 2009.

Downloads

Publicado

30-03-2016

Edição

Seção

Artigo

Como Citar

Tavares, P. A., & Pietrobom, F. C. (2016). Fatores associados à violência escolar: evidências para o Estado de São Paulo. Estudos Econômicos (São Paulo), 46(2), 471-498. https://doi.org/10.1590/0101-416146277ptf