O Realismo-Naturalismo de Stendhal e Shimazaki Tôson. Uma análise psicológica das personagens centrais: Julien e Ushimatsu.

Autores

  • Monica Setuyo Okamoto

DOI:

https://doi.org/10.11606/ej.v0i33.107416

Palavras-chave:

Realismo-Naturalismo, Stendhal, Shimazaki Tôson, Hakai, O Vermelho e o Negro.

Resumo

Este artigo enfoca, de forma comparativa, as personagens centrais das obras Hakai (1906) do escritor japonês Shimazaki Tôson (1872-1943) e O Vermelho e o Negro (Le Rouge et Le Noir, 1830) do realista francês Stendhal. Embora o Realismo-Naturalismo japonês tenha recebido maior influência de Guy de Maupassant e dos autores alemães, notamos grandes similitudes entre as obras de Tôson e Stendhal, as quais serão expostas neste artigo. Ressaltamos, porém, que o estudo comparativo aqui será restrito à análise do papel social e do perfil psicológico das duas personagens, Ushimatsu e Julien, dentro de seus respectivos contextos históricos; sem a intenção, portanto, de abordar outros aspectos das duas obras.

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Publicado

2013-11-25

Edição

Seção

não definida

Como Citar

O Realismo-Naturalismo de Stendhal e Shimazaki Tôson. Uma análise psicológica das personagens centrais: Julien e Ushimatsu. (2013). Estudos Japoneses, 33, 45-61. https://doi.org/10.11606/ej.v0i33.107416