Estudos de língua japonesa acadêmica: retratos a partir do Akademikku Japanîzu Jânaru (2009-2013)
DOI:
https://doi.org/10.11606/ej.v0i35.127682Palavras-chave:
Japonês acadêmico, Japonês para fins acadêmicos, Japonês para fins específicos, Língua japonesa, Estado da arteResumo
Objetivou-se retratar o estado atual da produção acadêmica sobre a língua japonesa acadêmica. Para tanto, foram analisados 28 textos publicados entre 2009 e 2013 no periódico japonês Akademikku Japanîzu Jânaru. Com insumos provenientes da administração (BERTERO; KEINERT, 1994; e outros), examinaram-se temas, percursos investigativos, aportes teóricos, referenciais metodológicos e fontes dos textos. Como resultado, delinearam-se cinco grupos temáticos próprios ao domínio dos estudos de japonês acadêmico: redação em língua japonesa, ensino-aprendizagem de língua japonesa, compreensão e expressão oral em japonês, citações e outros aspectos do texto japonês, outros assuntos. Temas, métodos, aportes teóricos, referenciais metodológicos e fontes identificados nos cinco grupos são variados, o que evidencia os estudos de língua japonesa acadêmica como um campo de investigação em fase de instituição.