Uma nova perspectiva de pesquisas na área de língua japonesa no Brasil: do ponto de vista da Lingüística Aplicada

Autores

  • Yüki Mukai Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.11606/ej.v27i0.141797

Palavras-chave:

área de Língua Japonesa no Brasil, Estudos Japoneses no Brasil, Lingüística Aplicada, interdisciplinaridade, transdisciplinaridade.

Resumo

Este artigo tem como objetivo considerar a influência da Lingüística Aplicada (LA) em relação à área de língua japonesa (LJ) no Brasil, sistematizar as subáreas e temas abordados nos anais do Encontro Nacional de Professores Universitários de Língua, Literatura e Cultura Japonesa nos sete últimos anos (de 2000 até 2006) na mesma área e identificar aqueles que ainda precisam ser explorados, principalmente, à luz da LA. Primeiramente, abordamos de forma breve o histórico e a natureza de LA (comparada à de Lingüística) no contexto brasileiro, para que, depois, possamos considerar sua influência no âmbito de LJ no Brasil. Nossos levantamentos revelaram que a variedade de subáreas/temas da LA na área de LJ é ainda bastante restrita, e deverá ser desenvolvida de imediato e de forma científico-académica.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Yüki Mukai, Universidade de Brasília
    Professor efetivo do Curso de Língua e Literatura Japonesa da Universidade de Brasília

Downloads

Edição

Seção

não definida

Como Citar

Uma nova perspectiva de pesquisas na área de língua japonesa no Brasil: do ponto de vista da Lingüística Aplicada. (2007). Estudos Japoneses, 27, 163-178. https://doi.org/10.11606/ej.v27i0.141797