O Morfema de topicalização WA - um breve histórico

  • Yúki Mukai
Palavras-chave: morfema Wa-, toritate (topicalização), teidai/shudai (tema), hikaku (contraste/comparação), kyüjôhô/kichi-no jôhô (informações dadas), conhecimento pragmático.

Resumo

Este trabalho tem por objetivo abordar, através de uma visão diacrônica, as teorias semântico-funcionais sobre o morfema gramatical wa, apresentadas por teóricos modernos (a partir do período Taishô [1912 ~]) da língua japonesa. O wa possui as funções principais de indicar shudai(tema) e taihi (contraste), porém, ainda não tem sido enfocada, de forma significativa, a identificação das suas funções no momento de enunciação. Conforme nossos estudos, comprovou-se que, para a análise dessa identificação, é preciso considerar não apenas o vocábulo anteposto ao wa, do ponto de vista sintático-semântico, mas também a intenção/subjetividade do locutor, o contexto situacional (fluxo do discurso) e o conhecimento do destinatário, incluindo uma análise do ponto de vista pragmático.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Como Citar
Mukai, Y. (1). O Morfema de topicalização WA - um breve histórico. Estudos Japoneses, (22), 113-145. https://doi.org/10.11606/issn.2447-7125.v0i22p113-145
Seção
não definida